O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma do Ensino Médio

O Ensino Médio é um sistema que teve um embasamento nos franceses durante o século XIX. Foi em 1934 que ocorreu a concretização do mesmo, apesar de alterações realizadas ao longo do tempo. Retornando ao século XXI, mudanças propostas pelo nosso governo, foram decretadas. Mas, quais seriam essas mudanças? Malefícios e benefícios haveria?
De acordo com o MEC, total medida provisória (746), seria executada a partir de 2018, onde a reforma entraria em êxito. Com a carga horária alavancada, matérias obrigatórias, opcionais e cursos técnicos, os alunos passariam a ter um ensino de qualidade e objetivo, dando enfoque ao famigerado projeto de vida, seja ele pessoal, profissional ou universitário. Todavia, na pratica não é bem assim que ocorre.
Em outras palavras, questões controversas são geradas por jovens e professores, visto que, ambos seriam prejudicados. Professores, pois algumas disciplinas foram isentas do curriculum obrigatório, gerando assim, perca gradativa de aulas, podendo ocasionar, o desemprego. E, alunos, afetando a saúde mental e física, pela excessiva carga horaria e árduas decisões sobre seu futuro, logo no inicio de sua vida ?acadêmica?.
Ademais, segundo o Ministério da Educação, todas essas problemáticas seriam solucionadas pela BNCC, Base Nacional Curricular Comum, onde a organização destas incógnitas seria esclarecida, de modo que toda a população compreenderia tais mudanças.
Em suma, recomenda-se investimento nas estruturas, nos alunos e nos professores, de tal forma que os mesmos se sintam valorizados. Não basta apenas investir em um projeto, senão começar pelas suas raízes. Para o funcionamento deste, campanhas de comunicação entre a população e o governo, com o auxilio do MEC, citando melhorias a implementar e bolsas de incentivo, tendo em vista a precária situação na educação do país. Como descrito por Sir Arthur Lewis, ?Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido?.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!