O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma do Ensino Médio

Reforma no Ensino Médio
Em 2016, foi apresentado uma Medida Provisória (MP) que tem como objetivo reformar o Ensino Médio. Palco de várias discussões a respeito do assunto, essa MP do governo federal possibilita a escolha de diferentes formações: tradicional e/ou técnica, mas ambas em tempo integral.
Diante das necessidades do mercado de trabalho e visando uma melhor formação do ser como um todo, as mudanças são necessárias. Atualmente, os índices que avaliam essa educação são baixos e evidenciam uma má estrutura organizacional e financeira do sistema.
O Ensino Médio, que tem duração de cerca de três anos, é um momento de amadurecimento e preparação para os que desejam ingressar no mercado de trabalho e/ou ampliar os conhecimentos na universidade. Logo, essa reforma adequará as disciplinas e a organização escolar para melhor gerir o ensino.
Contudo, a reforma afeta não somente o Ensino Médio. As mudanças acontecerão também no Ensino Fundamental (com a obrigatoriedade do ensino da língua estrangeira desde o sexto ano) e no Ensino Superior (permite que conteúdos cursados no Ensino Médio sejam aproveitados no Ensino Superior). Além disso, ampliar-se-ão as vagas para profissionais não licenciados, isto é, que não tem em seu currículo universitário disciplinas que o molde como professor.
Segundo Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo, pois possibilita construir cidadãos atuantes que promovem o bem estar social, político e financeiro para todos. Portanto, é imprescindível à união de três agentes sociais para melhor efetivação dessa proposta: a mídia, a universidade e a escola. Caberia à mídia, através de seus meios (rádio, TV, internet e impressos), divulgar dados enfatizando os motivos e benefícios da reforma. As universidades ficariam obrigadas a fornecer cursos de longa e curta duração para profissionais que trabalharão neste setor. Por último, caberia à escola identificar os perfis e deficiências dos alunos para atuar de forma significativa nas melhorias e padronização no período pré Ensino Médio.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!