O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma do Ensino Médio

No Brasil surgiu uma polêmica quando o atual governo propôs uma reforma sobre o Ensino Médio, que basicamente é uma reestruturação em seu modelo e método de ensino. A mudança está diretamente ligada ao baixo índice de aprendizado com que os brasileiros saem das escolas, mostrando a ineficácia do atual ensino. A reforma pretende aumentar a carga horária em mais de 600 horas anuais além de dar ao aluno a possibilidade de escolha, essas ações deverão apresentar melhorias no desempenho escolar, porém ainda há impasses a serem resolvidas.
Uma das justificativas para a realização dessa reforma são os baixos índices de aproveitamento escolar, com isso o governo viu que era preciso mudar. Isso acontece porque a maioria dos estudantes não tem uma motivação maior, já que é comum vê-los na escola por obrigação dos pais ou justiça, a estrutura oferecida ao estudante é inferior ao desejado e a qualidade de ensino e o nível técnico de uma parte majoritária dos professores também não é ideal. No entanto, ainda há alunos que são contra a natureza do projeto, fazendo protestos em alguns pontos isolados do país, o maior exemplo disso foram os alunos fechando escolas no ano passado.
É importante pontuar que a educação é um fator essencial para o desenvolvimento de um país, pois como afirmou Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", entendendo isso o governo brasileiro espera mudar a perspectiva, fazendo que o aluno vá a graduação com mais afinidade e menos dificuldade em relação ao curso, que ofereça maior competitividade frente as escolas privadas e com a finalidade de suprir os novos cargos, criar novos empregos, que serão direcionadas às pessoas com um notório conhecimento sobre a disciplina.
Desse modo, visando uma melhor escolarização, mudar o defasado modelo de ensino se faz necessário. Cabe ao terceiro setor -composto por associações que buscam se organizar para obter melhorias para a sociedade- conscientizar por meio de palestras e grupos de discussão sobre a reforma do ensino médio e seus benefícios. Cabe também ao Ministério da Educação oferecer aos professores cursos profissionalizantes, afim desses, passarem informações mais precisas e com um bom método de ensino aos estudantes. Ademais, é importante que o Governo destine uma maior parte dos impostos recolhidos pela Receita Federal à melhorias nas estruturas das escolas e ao transporte escolar.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!