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Reforma do Ensino Médio

Novo ensino médio
De acordo, como o politico e ativista social Nelsom Mandela, a educação é a maior arma que pode ser usada para mudar o mundo. Assim sendo, para o desenvolvimento de um pais é necessario o aprimoramento de seu sistema educacional, devido a isso o Governo Federal Brasileiro implementou o novo ensino médio, que objetiva reestruturar a BNCC(Base Nacional Comum Curricula). Todavia , tais mudanças podem gerar tanto benefícios quanto malefícios a educação.
A revitalização da educação brasileira é essencial. Haja vista, que o pais ocupa 60º posição entre 76 países avaliados no rank mundial de qualidade de educação, segunda a pesquisa feita pela OCDE (Organização para Cooperação e Densenvolvimento Econômico), Por conseguinte o aumento da carga horária (de 800 horas/ano para 1400 horas/ano), a flexibilidade de estudos das matérias conforme aptidão vocacional assim como a profissionalização técnica se faz indispensável para alcançar a exelência na educação,como a adquirida pelo Estados Unidos, Coréia do Sul e Finlândia que são referência em ensino de alta qualidade e adotaram a modalidade de formação educacional semelhante a recém instaurada no Brasil. A reformulação do ensino médio poderá ser benéfica, mas isso dependerá da maneira que será executada.
Desse modo, caso a nova fórmula didática seja aplicada sem preparação prévia essa aumentará ainda mais a desigualdade entre a escola pública e a particular no país. Dado que o conteúdo programático comum de ambas é cumprido por completo apenas pela educação privada fato comprovado pelo desempenho dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM), cuja média de notas nas áreas de linguagem , ciências da natureza e matemática foram de 454 pontos para alunos da rede pública contra 599 pontos da particular, consoante aos dados divulgado pelo Ministério da Educação. Logo se, a nova grade curricula for conduzida no mesmo paramêtro que antiga a disparidade entre os dois tipos de instrução será maior.
Portanto, a evolução do sistema educacional brasileiro através do novo ensino médio é positiva desde que tenha planejamento prévio, pois seguindo o pensamento do filósodo chines Confúcio, o sucesso depende de preparação. Para isso o Ministério da Educação juntamente com a comunidade e as escolas devem, realizar a capitação dos professores por meio de oficinas pedagógicas,ministradas por pedagógos especializados nessa modalidade de educação,mediante o que se propõe a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do mesmo modo que separar os alunos pelas profissões e áreas de conhecimento que esses demostram mais aptidão através de testes vocacionais.
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