O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma do Ensino Médio

Pode-se perceber que a educação é uma das bases fundamentais para a formação de um indivíduo. No Brasil esse fator, tão importante, não é tratado com muita prioridade. E eis que surge uma Medida Provisória com o intuito de reestruturar o ensino médio. Se por um lado, tal reforma pode melhorar o ensino; por outro, pode trazer complicações, já que a falta de debate com a sociedade pode não notar as reais necessidades dos alunos e profissionais dessa área.
É notável que a educação brasileira precisa ser aprimorada, e sem dúvidas uma mudança no ensino médio já seria um grande passo para esse processo. Já que tais alterações poderiam aumentar o desempenho dos alunos, despertando seus interesses pelo aprendizado e capacitando-os para o mercado de trabalho, com a implementação dos cursos técnicos na grade curricular das escolas.
No entanto, uma reforma de tamanha importância como essa precisa ser muito bem elaborada. E para isso é preciso da opinião de toda população, afim de fazer uma mudança que além de melhorar a educação do país, vise o benefício e o interesse da maioria, respeitando os direitos dos profissionais que atuam na área. Aprovar uma medida assim, sem o ponto de vista popular, poderá gerar efeitos muito superficiais no ensino, e prejudicar ainda mais uma educação já debilitada.
Desse modo, ações são necessárias para que a reforma no ensino médio ocorra, mas com a avaliação de toda sociedade. Como alternativa para isso, as escolas devem fazer reuniões, primeiro com seus profissionais, depois com os alunos e por fim com os pais desses alunos, para discutir cada tópico da Medida Provisória, afim de saber a posição de cada um e o que deve ser adicionado ou retirado da proposta. Com isso cada instituição toma sua posição diante à reforma, e envia um relatório com os acordos e desacordos ao Governo Federal, que ficará encarregado de reunir todas essas informações, e então com base nelas tomar uma decisão concreta acerca do tema, para que em um futuro próximo o país tenha uma educação de maior qualidade e mais aprimorada.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!