O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma da previdência social

O Brasil vem sofrendo uma mudança em sua pirâmide etária , nota-se um estreitamento de sua base, o que significa a diminuição na quantidade de crianças e adolescentes. Por outro lado , observa-se o envelhecimento da população, fato que só foi possível por conta dos progressos na medicina e as melhores condições de vida.Dessa forma, o governo tende a aumentar seus gastos com aposentadoria e saúde, o que justifica justifica as inúmeras discussões sobre o aumento do período de contribuição com a previdência social , medida a qual, mesmo que criticada, é de extrema importância para a manutenção da economia de nosso país, que passa por um período de crise.

Em primeiro lugar , é importante entender o funcionamento da previdência , sistema que é sustentado pela população economicamente ativa, dessa maneira, com a diminuição da natalidade , diminui-se o contingente trabalhista e consequentemente os gastos com aposentadorias superam as arrecadações, assim o sistema torna-se insustentável e as mudanças passam a ser urgentes.

Segundo Darwin não é o mais forte que sobrevive, mas o melhor que se adapta às mudanças. Essa sitaçao retrata a situação atual do Brasil em que a mudança na previdência está sendo vista com maus olhos , com umas certa estranheza e reprovação, porém ,com o tempo, as mudanças vão sendo absorvidas, afinal, não somos os mesmos de 30 anos atrás, vivemos muito mais tempo. É importante frisar que o país encontra-se em crise e reformas como essa servem para uma recuperação gradual da economia Para que assim, tempos melhores venham.

Diante de tudo isso que foi dito, é importante ressaltar que o grande problema está na falta de informação sobre o porquê da mudança na previdência pois a população não entende a necessidade da manutenção de um sistema que de fato, encontra-se em colapso. Com isso, a mídia, principal formador de opinião, tem o papel de informar as pessoas sobre o tema. Já as escolas, com papel primordial na educação dos indivíduos, podem abrir espaço para debates sobre esse assunto em sala. Dessa forma, esses trabalhos, em conjunto com o governo, irão melhorar a aceitação desse novo decreto , contribuindo em seu aprimoramento e alavancando a economia do país.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!