O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Reforma da previdência social

Política é a arte de gerir a polis visando o bem comum. Tal proposição feita pelo filósofo grego Aristóteles, permite-nos refletir sobre a necessidade de se promover a reforma da Previdência em nosso país, uma vez que esse arranjo permite a melhoria do sistema público e a garantia futura do bem-estar da população brasileira. Nesse sentido, convém analisar os principais motivos para a realização dessa alteração.


Em uma primeira abordagem, podemos dizer que a nação está na fase de envelhecimento populacional, fato observado pelo alargamento do topo da pirâmide etária ao longo dos últimos anos. Dessa forma, a administração pública precisa efetivar a reforma para garantir direitos de todos cidadãos. Assim, a arte dita por Aristóteles cumpriria seu papel social.


Além disso, o déficit presente na Previdência Social afeta diretamente as estruturas sociais do país. Isso se dá pelo fato de o Governo pagar mais do que arrecada, o que causa um enorme rombo nos cofres públicos. Com isso, outros setores, como educação, saúde e segurança, são altamente prejudicados. Para tanto, é necessário um ajuste nas contas do Estado a fim de que nenhuma estrutura seja afetada.


Fica evidente, portanto, a necessidade de se promover a reforma da Previdência. Nesse sentido, o Governo Federal deve mostrar ao povo os benefícios que a reforma trará. Para isso, é necessário se utilizar de propagandas em canais abetos da televisão e anúncios na internet, de modo que a população se informe da inevitabilidade de se iniciar um rearranjo das regras previdenciárias. Dessa forma, o país de adequaria ao processo de transição demográfica no qual se encaixa.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!