O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Redução da maioridade penal

Em pleno século XXI, a criminalidade é um dos principais problemas que o Brasil tem para resolver. Devido ao número crescente de crimes no país a população se revolta com tanta impunidade e se divide em várias opiniões, muitos acreditam que o problema está na falta de punição as crianças ditas como criminosas e outros acreditam na falta de políticas públicas para sanar o problema da criminalidade. Um lado do país crê que reduzir a maioridade penal irá definitivamente reduzir o crime.
Na Constituição Federal do Brasil diz que todo indivíduo que comer crimes contra a lei acima dos 18 anos deverá ser punido. Existe também o ECA, estatuto da criança e adolescente, que apresenta direitos e deveres desses jovens, ele ressalta que todos os jovens menores de 18 anos são considerados ?penalmente inimputáveis?, ou seja, não podem responder criminalmente por seus atos infracionais, criando assim uma revolta da população brasileira, visto que os crimes cometidos por jovens menores de idade estão cada vez mais se tornando frequente.
Reduzir a maioridade penal não será a atitude correta para sanar os crimes do país. Hoje o Brasil enfrenta grandes dificuldades ligadas diretamente a superlotação das penitenciárias e uma falta de preparo da população e das próprias cadeias para reintegrar esse detentos a sociedade de forma com que o crime não seja sua única opção de sobrevivência. O Brasil também enfrenta um enorme problema na educação, muitos jovens não possuem acesso a escolaridade, o país detém de uma das piores taxas de nível escolar do planeta estando ao lado de país extremamente pobres. Fazendo com que esses jovens que vivem em situações precárias enxerguem o crime a única forma de ascensão de classe, visto que a desigualdade social do país e exorbitante. Reduzir a maioridade penal apenas lotará cada mais as penitenciarias e de forma agressiva pode definitivamente acabar com a vida desses jovens.
Como disse Nelson Mandela ? A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo?. Tomando como norte a máxima do autor, para impedir e evitar que os jovens do país se percam no crime são necessárias alternativas concretas que tenham como protagonistas a tríade Estado, escola e mídia.
O Estado por possuir o dever de cuidar de todos os seus cidadãos deverá promover políticas públicas que incentivem cada vez mais a juventude a estar dentro do ambiente escolar, visto que uma forma excelente para ascensão de classe está diretamente ligada ao estudo. Crianças e adolescente precisam enxergar na escola uma forma de nova vida e para isso a mídia tem seu papel fundamental, já que mais de 90% dos brasileiros tem acesso a alguma mídia seja ela televisiva ou internet. Elevando o nível de escolaridade do país automaticamente o nível de criminalidade reduz.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!