O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Redução da maioridade penal

Influências Ocultas
A redução da maioridade penal é um tema muito discutido no Brasil e no mundo devido à sua importância social. Uma parcela da população defende a redução, encontrando apenas no jovem o problema do crime, enquanto a outra parcela deixa claro que pessoas com menos de 18 anos não possuem desenvolvimento mental completo, necessitando de tratamento especifico em caso de infração.
É visível que muitos países possuem maioridade penal menor que 18 anos, entretanto trata-se de culturas muito diferentes da brasileira, inclusive, em países como Inglaterra e Alemanha em que a maioridade penal é abaixo dos 14 anos de idade, a desigualdade social é inferior que a brasileira e a educação é muito mais qualificada, não sendo o jovem influenciado ? na maioria das vezes - a entrar em uma vida de crimes.
Devido ao sistema capitalista e extremamente consumista da sociedade brasileira, uma pessoa é influenciada desde seus primeiros anos de vida a adotar o dinheiro e o ato de ?ter e comprar? como objetivo central de vida. Somado a isso, a crescente influência gerada por marcas e ídolos pop, adicionado a fortes propagandas e a globalização de tendências que mudam constantemente faz com que os jovens ? que não possuem uma educação eficiente e de qualidade? acabem querendo seguir esses ?padrões? sociais, mesmo sem condições financeiras, encontrando no crime uma saída para seus desejos.
Logo, é indubitável que um adolescente de origem pobre e que vive em meio a um sistema de criminalidade se sente atraído pelo ?dinheiro fácil? que essa vida proporciona, sendo na maioria dos casos utilizado por uma imensa cadeia criminal em que o jovem é apenas a ponta do iceberg. Portanto, antes de focar toda a culpa do ato criminal no jovem infrator, jogá-los em uma cela sem expectativa nenhuma de vida além do crime e pensar na diminuição da idade penal é necessário que todo o sistema de crimes e influencias criminosas por trás desse jovem seja desmantelado.
Portanto, é de suma importância para a formação de uma pessoa que a educação seja igualitária e de qualidade para todas as classes sociais. Por conseguinte, é necessário que o governo promova projetos sociais que chamem a atenção da criança ? em especial aquelas que convivem diretamente com o crime ? e que todo o sistema prisional brasileiro seja revisto, especialmente as chamadas medidas sócio educativas, já que a reincidência criminal das pessoas que passaram por essas medidas é alta, não condizendo com seu objetivo principal de reinserir o jovem na sociedade, mostrando sua ineficiência e sua necessidade de reformulação, para que após passar por essas medidas o crime não seja mais uma opção a ninguém.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!