O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Redução da maioridade penal

"Educar as crianças para que não precisemos punir os adultos".Assim como ensinou Pitágoras, é necessário que exista uma preocupação maior em tratar as causas da participação de adolescentes no crime do que nos sintomas.
De acordo com as estatísticas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça )e da Unesco, o sistema prisional é ineficiente, possui índice de reincidência de 70%,e não reduz a violência, pois nenhum país teve queda nas taxas de criminalidade depois de reduzir a maioridade. Partindo dessa verdade,a solução não está na penalidade e sim nas medidas preventivas que devem ser tomadas.
Devido a falta de acesso à educação, esporte e principalmente oportunidade de emprego é que nesses jovens se tornam vulneráveis a entrar no mundo do crime,porque buscam se sustentar financeiramente. Como mostra um levantamento feito pelo Ministério Público Estadual de São Paulo, feito entre 2014 e 2015,38% dos jovens entrevistados alegaram motivação econômica para o ato.
Dessa forma,é preciso que o Estado invista em escolas com educação de qualidade e cursos profissionalizantes para que os menores tenham chances de ingressar no mercado de trabalho; que faça com que os direitos assegurados pelo ECA (estatuto da criança e do adolescente )sejam de fato colocados em prática e também campanhas publicitárias com depoimentos de infratores que depois de cumprirem medida-socieducativas foram ressocializados e hoje vivem de acordo com a lei.Assim o país tratará de maneira satisfatória a causa e não as consequências.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!