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Redes sociais e o novo conceito de felicidade

No que se refere ao uso excessivo das redes sociais em uma busca de uma felicidade momentânea, é possível afirmar que essa problemática tem base em fatores políticos e sociais. Logo, se faz necessário buscar alternativas para mudar essa situação, tendo em vista que as redes sociais estão criando indivíduos frustrados por não alcançarem essa felicidade, como também está influenciando na saúde mental de seus usuários.
Em primeiro lugar, observa-se que a internet gera uma infelicidade em seus usuários, sendo que eles desejam ter uma vida perfeita e o corpo ideal que é propagado nas mídias, com isso é possível afirmar que as redes sociais são causadoras de diversas frustrações visto que a felicidade se tornou uma obrigação para os internautas. Segundo Freud, a felicidade é vendida no sentido de cobrir uma falta, uma falta que é constante e que, portanto, nunca será alcançada em sua plenitude. As pessoas buscam satisfazer o tempo todo um vazio. Fica explícito que o próprio sistema capitalista contribui para isso, fazendo com que busquemos a felicidade em compras, viagens, emprego de sucesso, ter um currículo invejável.
Ainda convém lembrar que as mídias influenciam muito na saúde psicológica de seus usuários. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Universidade de Londres, aponta que as meninas adolescentes são duas vezes mais propensas que os meninos a apresentarem um quadro de depressão em decorrência do uso das redes sociais. Desse modo, fica explícito que o modo como é representado a felicidade nas mídias contribuem para a saúde mental de seus usuários. Nessa perspectiva, pode se observar que a mídia, sendo o agente formador de opiniões, em vez de propagar uma não existência de felicidade plena, continua influenciando na consolidação do problema.
Portando, medidas são necessárias para amenizar essa problemática. Destarte, a mídia por meio de internet, deve apresentar vídeos educativos com palestrantes abordando o assunto da influência negativa das redes sociais na vida da população. Desse modo, a finalidade da ação é promover a não existência de uma ser humano plenamente satisfeito com sua vida e para que seus usuários entendam dos riscos dos usos excessivos das redes sociais.


 

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