ENTRAR NA PLATAFORMA
Redes sociais e o novo conceito de felicidade

Tema: “Redes Sociais e o novo conceito de felicidade”


 


 


         No mundo atual, em que o cenário se torna cada vez mais virtual, consequentemente ocorrem mudanças nas relações entre os indivíduos na sociedade, visto que no mundo contemporâneo, a felicidade das pessoas está dependente do desempenho atingido dentro das redes sociais em detrimento da realidade existente fora do ciberespaço.


        Em princípio, deve-se estar atento à centralização da autoestima do indivíduo em fatores virtuais que dependem da aprovação de outros indivíduos que compartilham do meio virtual, por exemplo, do número de curtidas em uma foto, do número de visualizações em um vídeo no You Tube e da repercussão positiva dessas postagens. Todos esses fatores distorcem o conceito de felicidade e podem prejudicar a saúde psicológica dos usuários.


       Além disso, a falta de relações fora da internet, no que se considera o mundo real, contribui para essa alienação cibernética, haja vista que a medida que os seres humanos estão se conectando pelas redes, estão deixando de se relacionar pessoalmente, perdendo a proximidade entre eles e se distanciando da noção do que é realmente importante e determinante para se alcançar a felicidade.


       Portanto, cabe aos donos das empresas de redes sociais, usando como exemplo o Instagram que ocultou recentemente o número de curtidas das postagens, diminuírem a exposição dos usuários a gatilhos que prejudiquem a autoestima do indivíduo, por meio de métodos que desvalorizem as realizações dentro das redes, com o intuito de acabar com o conceito distorcido de felicidade e manter o psicológico dos usuários saudável. Ademais, é papel da família em conjunto com as instituições de ensino, incentivar a prática de atividades que aproximem os indivíduos sem a necessidade de usar a tecnologia, por intermédio da realização dessas atividades dentro das escolas e em espações de lazer, a fim de aproximar as pessoas e reestabelecer o conceito de felicidade existente antes do surgimento das redes sociais.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde