ENTRAR NA PLATAFORMA
Redes sociais e o novo conceito de felicidade

Para Platão, filósofo grego, o mundo ideal é um mundo onde as ideias são perfeitas. Analogamente, podemos dizer que o espaço virtual das redes sociais é esse mundo ideal, pois nele as pessoas estão sempre satisfeitas com suas vidas, ou seja, as redes sociais geraram uma imagem do que é uma felicidade plena e perfeita, porém ilusória pois nem sempre a imagem é verdadeira. Entretanto, apesar de ser apenas uma imagem, afeta diretamente a vida de alguns que acompanham as postagens, pois gera comparações com a própria vida.


Em um primeiro momento, quem vê fotos de pessoas com um emprego novo, ou em uma viagem, percebe que sua vida não é tão emocionante e que ela precisa de algum desses itens para se realizar. Isso afeta, indiretamente, as relações cotidianas que passam a ser superficiais, pois é mais importante o ter, e mostrar, do que o ser. Possuir bens materiais passa a ser um parâmetro importante para definir quem é feliz, e quem não é.


Outro aspecto importante é de que, vendo as postagens, as pessoas passam a se sentir infelizes, afetando a saúde mental delas, levando-as, por vezes, à depressão e isolamento social, pois se torna difícil separar o que é real e lembrar de que todos possuem problemas, até mesmo quem está sorrindo para a foto com uma casa nova ao fundo. É também relevante frisar de que esse problema está se tornando social, uma vez que tem afetado jovens e adultos, em quase todas as faixas etárias e sem distinção de classes sociais.


Em razão disso, é interessante que a esfera pública crie espaços de aconselhamento e tratamento para os que já se encontram em depressão, amplie campanhas sobre saúde mental, uma vez que já existe Setembro Amarelo, e convide psicólogos para dar palestras em escolas como forma de conscientizar jovens e adultos sobre a ilusão de felicidade, e chamar atenção para o mundo real, que mesmo imperfeito, é o que existe de fato.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde