ENTRAR NA PLATAFORMA
Redes sociais e o novo conceito de felicidade

O carnaval de Veneza é uma festa popular italiana semelhante à comemoração brasileira, mas diferentemente da festa do nosso país, no carnaval europeu todos os foliões usam máscaras, com isso podendo se esconder e fingir serem outras pessoas. As redes sociais funcionam de maneira similar já que, seus usuários se escondem atrás de telas, mostrando somente o que querem e isso cria um novo conceito de felicidade relacionada tanto ao parecer quanto à infelicidade do outro.


Primeiramente, é importante destacar que o conceito de felicidade do século XXI está envolvido com o quanto você mostra. Indubitavelmente, o indivíduo está cada vez mais alienado e interessado na vida alheia, acreditando, assim, que só será feliz se postar nas redes sociais o grande número de amigos, viagens e lugares frequentados. Essa necessidade de mostrar o cotidiano e os bens pessoais torna o indivíduo infeliz, pois acredita que a vida do outro é perfeita e só sente-se feliz quando alcança ou ultrapassa esses padrões. Prova de tal dependência é a série americana Black Mirror que mostra a relação das pessoas com o ambiente virtual.


Ademais, o indivíduo também se sente feliz e realizado com a infelicidade do outro. Inquestionavelmente, como descreve Schopenhauer o homem é por natureza um ser egoísta, levando em conta esse pensamento o homem se sente realizado somente quando o outro está infeliz. Isso acontece em algumas redes sociais como o Twitter, que ao contrário das demais, serve, na maioria dos casos, para os usuários contarem seu cotidiano em pequenas frases. Devido a essa alta dependência e necessidade de alcançar a vida perfeita o indivíduo sente-se bem com posts ruins dos seus amigos virtuais. Isso prova que, na atualidade, as pessoas são felizes por saberem das dificuldades e frustrações dos outros, tornando- se cada vez mais seres egoístas e antissociais.


Portanto, fica evidente que a dependência do indivíduo relacionada com o novo conceito de felicidade é um problema atual que deve ser resolvido. O próprio indivíduo, como ser ligado diretamente ao problema, deve perceber que é imperfeito e incapaz de alcançar a ilusória ideia de perfeição. Isso deve ser feito por meio de uma autoavaliação com o objetivo de perceber que todas as pessoas têm os mesmos problemas e dificuldades em suas vidas. Deve também procurar psicólogos que tratem essa dependência do meio virtual e, aos poucos, diminuir o tempo on-line, realizando nesse tempo livre atividades de lazer que trazem prazer e felicidade. Por fim, com essas medidas o indivíduo perceberá as dificuldades comuns a todas as pessoas o que o tornará mais feliz e desconectado, melhorando, por conseguinte, o problema no Brasil como um todo.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde