ENTRAR NA PLATAFORMA
Atenção!

promoção válida por dias horas minutos segundos

Redes sociais e o novo conceito de felicidade

A lente da felicidade


A temática da felicidade é tratada pela filosofia desde a antiguidade, entretanto, a modernidade líquida trouxe novos contornos à sua interpretação. Assim, se a bossa nova de Vinícius de Morais cantou em verso e prosa o refrão "tristeza não tem fim, felicidade sim", as redes sociais parecem não entender esse conceito. Nela seus usuários representam uma ideia de felicidade plena e constante, uma vida filtrada e editada, para todos verem. Desse modo, estaria o conceito de felicidade moderno, apresentado online, não tão novo assim?


Aparentemente, não. A obra "Fausto" de Goethe mostra isso. Apesar da impossibilidade de mostrar suas conquistas online, como fariam as pessoas atualmente, o personagem, em seu pacto, solicita tudo aquilo que se vê hoje nessas mídias: abundância financeira, amor e êxito. A diferença, entretanto, é que o autor, determinado por sua época, mostra Fausto infeliz mesmo diante das conquistas. Sua plenitude ocorre apenas ao realizar uma obra que transforma a realidade de outras pessoas. Talvez seja essa a problemática atual, não é possível ver o que ocorre fora da vida na rede e, a individualidade do contexto moderno, faz com que as pessoas sintam-se menos propensas em pensar o coletivo.


Outro contraponto à felicidade plena é feito pela série "Além da imaginação", de 1985. Já associada aos conceitos individualistas, o maior desejo de um homem é poder ler livros initerruptamente, porém, a vida cotidiana o impede disso. Um dia, um desastre o torna o único sobrevivente de sua cidade, possibilitando-o realizar seu sonho. Contudo, a fragilidade da felicidade era algo que ele não esperava, seus óculos caem e quebram, impedindo-o de realizar seu desejo. No contexto hodierno, as redes sociais são como os óculos, com uma diferença, não se quebram, dando a sensação de que é sempre possível alcançar a felicidade. A dificuldade se encontra, porém, nos livros, impossíveis de se obter.


Diante do exposto, é preciso livrar os mais afetados por esses óculos. A escola em conjunto com a família cumpre um primeiro papel fundamental. A primeira, em especial, com seus psicólogos, pode conversar individualmente com os pais e alunos, auxiliando os professores no trabalho da temática nas aulas de filosofia, de sociologia ou, até mesmo, de informática. Esses pais orientados, serão capazes de acompanhar melhor os filhos, tanto online quanto offline. Isso permitirá que, no futuro, os adultos sejam mais preparados para a nova realidade que se descortina. Além disso, programas de televisão voltados para esse público, como por exemplo "Malhação", podem representar o outro lado daqueles que se expõe na internet, como faz Goethe em seu livro. Ao trabalhar o tema de maneira lúdica, jovens não impactados imediatamente nas escolas, podem ficar mais abertos aos trabalhos anteriormente pensados.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado