ENTRAR NA PLATAFORMA
Redes sociais e o novo conceito de felicidade

No episódio "Nosedive" do seriado televisivo "Black Mirror", Lacie é uma personagem em um mundo onde sua reputação social é medida de acordo com a pontuação de uma rede social, que é determinada por outras pessoas. Fora das séries, ao analisar o atual contexto mundial, percebe que, em busca da construção de uma imagem, a realidade se aproxima da história vivenciada no universo cinematográfico de "Black Mirror". Diante disso, cabe analisar os fatores que corroboram a construção do novo conceito líquido de felicidade.


Deve-se pontuar, de início, o perigo à saúde mental que as redes sociais podem oferecer. Em primeiro plano, é importante ressaltar que o mundo representado nas mídias é inexistente, embora pareça real. Isto é, as redes sociais são cenários para a propagação de quem as pessoas gostariam de ser. Como consequência, muitas são as pessoas que enxergam ali coisas que não podem alcançar. Quanto a essa conjuntura, sob a ótica da modernidade líquida de Zygmunt Bauman, o individualismo humano e a liquidez das relações sociais levam as pessoas, muitas vezes, a se comportarem sem a preocupação com o outro.


Além disso, é necessário ressaltar a relevância da ausência de medidas das próprias redes sociais quanto ao problema em questão. Segundo uma pesquisa da Instituição de Saúde Pública do Reino Unido, a própria interface dos grandes sites contribuem para a construção da nocividade digital. Por exemplo, ferramentas como número de "likes" e de seguidores criam uma ideia de perfeccionismo, que se atrela a felicidade. Isto é, a busca por números e status muitas vezes se relacionam com o desenvolvimento de problemas que envolvem a saúde mental, e não com o alcance da felicidade.


Portanto, medidas que visem a construção de um mundo mais sólido são necessárias. Assim, é mister que o Governo Brasileiro na figura do Ministério da Saúde promova campanhas televisivas que mostrem os efeitos do "perfeccionismo" das redes sociais à saúde mental da sociedade. Essa ação  tem como intuito garantir a solidificação gradual das relações humanas e o consequente uso consciente dessas grandes ferramentas que são as redes sociais. Somado a essa medida, é importante que os grandes sites de mídias sociais, por meio de publicações, também incentivem o uso consciente das redes sociais, objetivando a desconstrução do novo conceito de felicidade cunhado sob um status na internet. Dessas formas, a sociedade não mais será descrita a partir da filosofia da Modernidade Líquida de Bauman, como foi em "Nosedive".


 


 


 


 


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde