ENTRAR NA PLATAFORMA
Redes sociais e o novo conceito de felicidade

   A série da Netflix ''Black Mirror'' trata sobre consequências da tecnologia na sociedade moderna, no episódio ''Nosedive'', relata uma sociedade onde as pessoas vivem com base na avaliação de suas redes sociais, vivendo assim em um mundo de aparências. Fora da ficção esse futuro distópico está cada vez mais presentes onde as mídias sociais geram uma falsa sensação de felicidade, resultando em uma exposição exacerbada sendo também um gatilho para transtornos mentais.


   Primeiramente, cabe ressaltar como essa exibição das redes sociais significa uma felicidade irreal. Cada vez mais as pesssoas sentem a necessidade de se mostrar felizes o tempo inteiro, como se vivessem em uma bolha perfeita ou uma vitrine, o capitalismo contribui para isso, visto que, faz com que a felicidade esteja em viagens, roupas e produtos por exemplo, sendo tudo publicado em tempo real para que os outras pessoas vejam.


    Além disso, as mídias sociais vem se tornando perigosas para a saúde mental do usuário. Diante de toda essa exposição cresce a popularidade dos influenciadores digitais e os youtubers que vendem uma imagem no ambiente virtual, geralmente em padrões idealizados resultando em ansiedade, baixa auto estima e solidão, uma vez que, a maioria das pessoas não está dentro dos padrões de vida perfeita que o ambiente virtual exibe, uma matéria publica no jornal BBC diz que o Instagram é a rede social mais perigosa aos jovens, recentemente o Instagram retirou o número de curtidas  para que as pessoas não vivam em um clima de disputa por números. 


  Portanto, é evidente a necessidade de intervenções sobre o problema. O estado na forma de Ministério da Educação deve fazer palestras nas escolas visando a criação de uma mentalidade diferente nos jovens a fim de que não seja o foco das redes sociais a criação de uma felicidade ilusória, e cabe a família o apoio aos transtornos mentais causados pela competição, exibição e padrões irreais estabelecidos nas redes sociais para que a sociedade do episódio ''Nosedive'' não se torne real.


 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde