ENTRAR NA PLATAFORMA
Redes sociais e a nova era da comunicação

    Com o fim da Guerra Fria e o advento de uma nova ordem mundial, a globalização, o mundo passou a viver profundas e constantes mudanças em suas formas de interações sociais e econômicas. Por um lado, as novas tecnologias possibilitaram a quebra de barreiras e a democratização do acesso à informação. Por outro, o surgimento das redes sociais digitais trouxe consigo um cenário ambíguo e preocupante: a difusão do conhecimento aliada a uma crescente propagação de Fakes News e crimes cibernéticos. Fatos que se configuram como uma importante problemática social.

    Em primeiro lugar, é importante ressaltar que, em função do uso demasiado das novas tecnologias, pessoas são cada vez mais expostas a uma gama infinita de conteúdos na internet. Isso, consoante ao ideal imaginário de progresso, corrobora para a formação de um cenário de efemeridade e liquidez nas relações sociais de modo geral. Pois, segundo o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, vive-se atualmente um período de liberdade ilusória, no qual o mundo globalizado não só possibilitou novas formas de interações, como também aumentou, de maneira acentuada, os quadros de depressão e crimes virtuais. Sendo assim, reeducar o pensamento social, para o uso moderado e favorável das redes sociais, é essencial para o equilíbrio da questão.

    Por conseguinte, cabe, também, salientar que, apesar dos inúmeros problemas e males oriundos do mal uso dos novos meios de comunicação, há outro viés importante que deve ser levado em consideração: o surgimento do amplo debate social e a afirmação das instituições democráticas. Haja vista que redes sociais como o Facebook, Whatsapp e Youtube tornaram-se palcos para a exposição de ideias díspares, que são de suma importância para o cenário político mundial. Um bom exemplo disso foram as manifestações populares da Primavera Árabe, em 2011, no Oriente Médio, que unificaram, por meio de redes sociais e canais de comunicação, milhares de pessoas em protestos pela democracia.

    Sendo assim, diante dos fatos supracitados, é mister que órgãos governamentais e de ensino trabalhem em conjunto para que o progresso das novas tecnologias não seja efêmero e prejudicial como pontuou Bauman. Para isso, o Estado deve, por meio de verbas públicas, criar campanhas publicitárias para a TV e redes sociais, que alertem a população sobre os riscos do uso excessivo de aparelhos tecnológicos e suas consequências para a saúde mental e convívio social, além de promover ações de implementação do acesso à internet em comunidades carentes e geograficamente isoladas do país, com a finalidade de possibilitar o acesso à informação e conhecimento. Ademais, a Escola deve incluir, em toda sua grade curricular, aulas e palestras sobre o tema, objetivando a formação de cidadãos conscientes e ativos em denunciar as Fakes News e os crimes virtuais. Somente assim, reeducando e democratizando o acesso, construir-se-á um Brasil mais justo e responsável.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!

Como Funciona

CORREÇÃO DE REDAÇÃO PARA O ENEM E CURSO REDAÇÃO NOTA 1000
COMO FAZER UMA REDAÇÃO E MAIS DE 300 TEMAS DE REDAÇÃO

Livro aberto

Escolha um dos temas de redação

Escolha um tema de redação para sua redação ENEM, Vestibular ou Concurso. Aqui nós temos o método perfeito de como escrever uma boa redação para você alcançar a redação nota mil.

Redação

Faça sua redação nota 1000

Digite a redação na plataforma ou escreva no papel, tire uma foto e envie para nós. Na Redação ENEM 2019 a cada 10 alunos do Redação Online 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos.

Corretor

Nós fazemos a correção da redação

Professores especialistas farão a correção no modelo ENEM 2020, vestibular ou concurso com o método inovador que milhares de alunos já experimentaram e aprovaram

Realização

Verifique a pontuação da sua redação

Você recebe sua avaliação com pontuação, comentários detalhados e com indicações de como aperfeiçoar sua escrita para atingir a nota 1000 na redação do ENEM!

O que é o Redação Online

O Redação Online foi a primeira plataforma de correções de redação do Brasil e criou um método inovador de correção de redação ENEM, vestibulares e concursos, que em poucos meses aperfeiçoa as notas de qualquer aluno que use nossa ferramenta através do acompanhamento dos melhores especialistas treinados e certificados do Brasil.

Em 2017 nos tornamos a única Startup de Educação no mundo acelerada pelo Facebook, recebemos o prêmio “Talentos da Educação” da Fundação Lemann e o InovAtiva Brasil, o que é um claro reconhecimento do impacto que causamos na educação brasileira.

A correção é humanizada pois queremos estar junto com você no momento de enfrentar uma das provas mais difíceis do ENEM, vestibular ou concursos, que é a redação. Nós acreditamos em você e por isso os nossos resultados são incríveis: a cada 10 alunos do Redação Online, 8 aumentaram suas notas em até 400 pontos. Lembre-se: na Redação não dá pra chutar.

Nosso método é simples, intuitivo e gera resultados. O Redação Online é muito mais que uma correção, é uma experiência completa que vai te levar até a aprovação dos seus sonhos!

Quero ser aprovado