ENTRAR NA PLATAFORMA
Redes sociais e a nova era da comunicação

Em 1860, ocorria na Inglaterra, a segunda Revolução Industrial, esta trouxe consigo o modelo fordista, na qual o operário ficava em frente a uma esteira, onde realizava um único trabalho por horas de certa forma alienado. Hoje, com outras revoluções industriais que existiram , o homem se vê alienado em outro aparelho: o celular. Esse aparelho, por sua vez, trouxe diversas ferramentas como falar com pessoas do outro lado do mundo através de um objeto. Por outro lado, trouxe diversas consequências, como o afrouxamento dos laços pessoais que existiam entre as pessoas.


É fato que as redes sociais surgiram com a invenção da internet e das redes sociais, e que depois de um tempo se tornaram fenômenos mundiais, devido ao seu alto grau de alcance e comunicação. Com isso, as pessoas começaram a se aproximar cada vez mais dessas redes, graças ao seu fácil manuseio e a facilidade de encontrar pessoas que apresentam a mesma opinião que você. O Facebook, atualmente , tem mais de 1,5 bilhões de usuários mensais e , segundo a Statista, uma entidade de estatística e estudo, é a maior empresa de rede social do mundo.


Por outro lado, essa nova era da comunicação, com as ''social media'', trouxe consigo um alto grau de exposição e uma falsa felicidade. O filósofo Zygmunt Bauman , em sua obra "Modernidade Líquida", afirmava que as relações humanas são marcadas pela efemeridade e pela insegurança , e com o advento das mídias sociais isto ficou ainda mais marcante, ja que é fácil se conectar e desconectar a hora que você quiser nesse mundo. Tal processo tem sido refletido na sociedade, e se tornando um agravante ainda mais expressivo, deixando os laços entre as pessoas cada vez mais líquidos.


Portanto, fica evidente que toda essa facilitação que as redes sociais proporcionaram desencadeiam uma rápida comunicação , mas um invidualismo maior. Mesmo que ela tenha aproximado os países,pela comunicação ,essa deixou o processo de socialização ainda mais frágil. Deve-se, então , propor soluções , para que haja o uso consciente dessa rede, assim, o Ministério da Educação, junto com as escolas, devem propor palestras sobre o uso adequado da internet junto com as mídias sociais, para que os alunos balanceiem o tempo entre o mundo exterior e o virtual. Prefeituras devem também, investir em outdoors com mensagens sobre o bom uso das redes sociais , criando uma conscientização coletiva. Dessa maneira, se obterá uma sociedade com laços sólidos e não líquidos.


Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde