O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Redes sociais e a nova era da comunicação

Whatsapp, Facebook, Twitter. Desde a Revolução Tecnológica, no começo do século XXI, os meios de comunicação evoluíram aceleradamente. A utilização das mídias sociais proporcionaram um maior acesso à informação e encurtamento das distâncias. Entretanto, o mau uso dessas pode desencadear o engano e doenças.


Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o desenvolvimento da comunicação foi primordial para a atual globalização. O avanço das tecnologias permitiu a expansão do alcance às informações para a população e também uma maior agilidade com que essas chegam. Isso ocorre, principalmente, pela utilização das redes sociais. Porém, essa propagação massificada de notícias possibilita, também, maior veiculação de notícias falsas, chamadas de fake news. Estas, têm o objetivo de enganar o leitor e modificar sua percepção sobre determinado assunto e até mesmo o seu comportamento, como ocorreu, por exemplo, nas eleições de 2018, onde a divulgação das fake news tinham o intuito de fazer o eleitor alterar o voto.


Além disso, as mídias sociais intensificaram uma aproximação entre as pessoas por meio de aplicativos de mensagens e fotos. No entanto, essa aproximação virtual criou um maior isolamento na realidade palpável. O uso excessivo das redes sociais, a maior exposição de estilos de vida exuberantes por meio de plataformas, como o Instagram, e a falta de vínculos reais têm influência direta na causa de doenças como ansiedade e depressão, cujos índices de incidência cresceu nos últimos anos.


Pode-se concluir, portanto, que as redes sociais são importantes para o acesso democrático á informação, ao que acontece no mundo e também para a conexão de pessoas. Todavia, a má utilização dessas acarreta problemas sérios, como o engano do usuário e prejuízos à saúde. Por isso, é necessário que as empresas fundadoras, dessas mídias, criem mecanismos para verificar a veracidade das informações veiculadas. Além disso, o governo, em parceria com essas empresas, deve conscientizar a população, por meio de propagandas e palestras, sobre as consequências do uso exagerado das redes sociais e como usá-las conscientemente.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!