logo redação online

Tema de redação – Redes sociais e a nova era da comunicação

Tema - Redes sociais e a nova era da comunicação

O mundo está conectado em tempo integral. As fronteiras físicas não impedem a comunicação entre países, o que favorece as relações pessoais e profissionais. A WEB, que significa em português teia ou rede, passou a ter um novo significado com a Internet, uma vez que formou uma rede mundial tornando possível a conexão entre computadores do mundo todo.

A WEB é um sistema de informações denominado hipermídia, que permite a comunicação em forma de textos, vídeos, som e animações digitais, que tornam o conhecimento acessível a todos. O que torna isso possível é a ligação da Internet com um navegador, entre eles o Google Chrome, o Safari, o Mozilla Firefox, Internet Explorer etc. Conforme sinalizou o pesquisador Canadense Marshall Macluhan, que viveu no início do século vinte, o mundo se tornaria numa aldeia global. Isto hoje é uma realidade tornando a comunicação móvel, instantânea o que permite trocas a nível mundial.

Impacto das redes sociais

Com isso surgiram as redes sociais, que se tornaram indispensáveis para as comunicações interpessoais, permitindo aproximação entre pessoas conhecidas e abrindo possibilidades de novos relacionamentos, que permitem satisfação pessoal e a concretização de negócios. Milhões de pessoas utilizam as redes sociais para diferentes propósitos. Empresas descobriram um caminho para comunicar suas ações, abrindo um canal que permite um contato direto, o que gera novas possibilidades, principalmente para melhorar seus produtos e serviços, uma vez que as pessoas se sentem a vontade para dizerem o que pensam.

Reencontros e Alcance Global

Também é possível a reaproximação de pessoas, que perderam o contato ao longo do tempo. Como não há distancia, que não seja vencida pela rede, é comum receber um chamado de pessoas que vivem em outros países, estados ou cidades, o que gera alegria e satisfação pelo reencontro.

Exemplo

De acordo com o cientista norte-americano Joseph Wood, “a tecnologia torna possíveis grandes populações, grandes sociedades tornam a tecnologia obrigatória”. Nessa perspectiva, para o convívio social na contemporaneidade, é necessário obter as redes socias, visto que essa é a maior fonte de relações sociais, por exemplo, o trabalho e a educação, pois a tecnologia facilitou várias áreas da vida, já que antigamente, para cumprir tais funções sociais, era preciso sair de suas próprias casa.

Dessa forma, a internet ofereceu essas tarefas remotamente e de uma forma compacta. Sob essa óptica, urge analisar as causas e consequências da nova era da comunicação no Brasil e no mundo. Em primeira análise, é válido salientar que, na Constituição Federal de 1988, garante o acesso amplo à informação, logo as redes sociais são muito importantes para a universalização desse direito, visto que, na conjuntura atual, a ciberespaço é umas das maiores fontes para obter-se informação.

A respeito disso, conforme o escritor Samuel Johnson, “Há conhecimento de dois tipos: sabemos sobre um assunto, ou sabemos onde podemos buscar informação sobre ele”. Sob essa perspectiva, a internet é uma das maiores causas para a informação ser mais abrangente, visto que, para a maioria dos cidadãos, ela é de fácil acesso e, por consequência, o conhecimento tornou-se acessível. Dessa maneira, a nova era da comunicação afasta o poder do Governo acerca do acesso à informação à sociedade e se tornou reponsabilidade das redes sociais.

Consequentemente, cabe salientar que a nova era da comunicação causa danos na sociedade: a “fake news”, visto que é uma das problemáticas atrelada a facilidade de informação, pois os cidadãos acreditam em notícias falsas, por exemplo, as noticias enganosas na época de eleição para desmerecer algum candidato, prejudicando a visão dos eleitores sobre o requerente. À vista disso, segundo o filósofo alemão Friedrich Nietzsche, “não há fatos, somente intepretações”.

Nesse sentido, é explícito que a internet é uma “terra” sem lei, logo as pessoas expressam suas opiniões sem um embasamento teórico, logo colaborando com a disseminação das “fake news”. Nesse cenário, as redes sociais são transformadas em instrumentos para catalisar tal problemática. Destarte, fica claro umas das causas e consequências das redes sociais e a nova era da comunicação. Desse modo, o Ministério da Educação deve criar propagandas informativas sobre como distinguir fake news, por meio das redes sociais, assim irá ter uma abrangência ainda maior, para a maioria das pessoas terem acesso a essas palestras, com o objetivo de alertar os cidadãos sobre as consequências das “fake news” para a sociedade e diminuir a credibilidade das notícias falsas. Por fim, irá diminuir as consequências atreladas as “fake news” no Brasil.