O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Redes sociais e a nova era da comunicação

O desenho antigo "Os Jetsons" mostrava a vida de uma família em um mundo futurístico, onde existiam robôs, carros voadores, e formas agéis de comunicação. Um dos pontos que essas antigas obras como Os Jetsons preveram e que realmente aconteceram, foi a comunicação. Meios de se comunicar sempre foram imprescindíveis na história da humanidade, e que ao longo dos tempos foi se aperfeiçoando. Com isso, se por um lado se tem tanto pessoas que vêem como aquelas que escrevem, há em consequência à isso as "fake news", ou em português, notícias falsas. Por outro lado, a internet foi o meio com que as pessoas tiveram de expor as situações vividas em seus países, denunciando quebras em relação aos direitos humanos defendidos pela ONU(Organização das Nações Unidas).


Assim, como em muitas coisas da vida, temos lados bons e ruins provenientes das redes sociais. Uma das profissões que se adaptaram ao modelo vivido atualmente, onde a internet dita o mundo, foi o jornalismo, que se encaixou nesse meio, possuindo uma aproximação maior com seus leitores. Em contrapartida, um termo que virou moda, começou a ganhar força e espaço nas redes, são as fake news, notícias falsas que tentam enganar o leitor, e fazê-lo acreditar em tal história, persuadindo-o. De acordo com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras e alcançam muito mais gente. Seja pelo facebook ou pelo twitter, as fake news estão corriqueiramente no nosso dia a dia, com os mais variados temas e notícias.


De outro modo, temos o lado positivo dos meios de comunicação, e um desses exemplos são as denúncias, dos mais variados tipos, das mais variadas pessoas, que diariamente lutam e mostram os problemas enfrentados, sendo oprimidas e restringidas de tópicos importantes, como a educação. Temos como um belo exemplo a paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel em 2014. Malala é uma defensora dos direitos humanos das mulheres e do direito à educação na sua região, e foi vítima de um atentado à sua vida, gerando uma comoção na mídia globalmente, mostrando o poder dos meios de comunição, e sua importância nos tempos atuais.


Sendo assim, a importância dos meio de comunicações e das redes sociais é indiscutível, mas tem que levar-se em conta alguns problemas que vem com elas. Portanto, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações(MCTIC), através de verbas públicas, com campanhas e comerciais explicando a importância do uso correto das redes sociais, e o cuidado com as notícias de fontes desconhecidas, assim como palestras em escolas com profissionais da área de comunicação, demonstrando essa mesma importância, com dados e estatísticas, promovendo o estudo, o entendimento dessa área, e do uso da comunicação e das redes sociais.



Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!