O CUPOM VOUPASSAR35 É VÁLIDO POR: dias horas minutos segundos

Redes sociais e a nova era da comunicação

Durante o século XVIII, surgia na Europa, o iluminismo, que por sua vez, tinha como principal caracteristica o fortalecimento e o avanço da sociedade, e foi nesse estágio que foi possível compreender que para um grupo avançar era necessário a mobilização de todos . No que se refere a comunicação indireta , no Brasil, é possível afirmar que se iniciou durante as grandes navegações no século XV, no entanto, a era digital apenas iniciou se no século XX , durante a guerra fria, levando todo o mundo a se tornar dependete de tal ferramenta, visto que, por muitos é conhecida como o mal do século XXI.


"Ali veríeis galantes, pintados de preto e vermelho, e quartejados", dizia Pero Vaz de Caminha, que redigiu a primeira carta ofical do Brasil, durante as grandes navegações em 1500, haja vista que, a carta é em suma uma das primeiras formas de comunicação indireta, distanciando , pelo tempo de chegada da carta, e aproxima parentes e amigos . As correspondências , por anos, foi a forma mais produtiva de intercomunicação entre as pessoas, até que em 1945, os Estados Unidos, desenvolveu a forma mais eficiente de dialógo, no caso, a internet. Com o marco inicial da internet, durante a Guerra fria, os americanos obteve vantagem em relação aos soviéticos, que por sua vez, ainda utilizavam cartas , evidenciando a perda. Com todo o avanço tecnologico do século XX até o século vigente, é nótorio que a era da revolução tecnologica está no seu auge, aproximando entes distantes com mensagens enviadas e recebidas em segundos e com uma vasta hipermídia.


Em consequência disso, vê se , a todo instante críticas a tamanha informação, pois ao mesmo tempo que o acesso a internet facilita o convívio entre pessoas, a mesma pode acarretar riscos ao seus usúarios. Facebook, Instagram e Whatsapp ,são apenas uma das formas de troca de mensagens , podendo gerar vários perfis falsos de pessoas com intuito de constrager, ameçar ou aliciar crianças e jovens, além de que, todos aceitam os termos de uso dos aplicativos, sendo assim, liberada a localização exata do usúario. "Em 2015, a australiana Nona, de 18 anos, foi morta após ser atraída para um falso emprego pelo Facebook", reportagem feita pelo grupo de notícias G1, num primeiro momento é apenas uma notícia, mas que está se tornando comum.


Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para resolver o problema. É imprescindível a revisão de valores, possível a partir de pequenas mudanças na educação, no caso, é preciso que escolas em consonância com o batalhão escolar ministre paletras com intuito de informar o quão perigosa é a rede, não apenas, se faz necessário a reformulação da lei n° 12.737 do planalto, que prever pena de 1/3 terço para quem cometer crimes virtuais ,sendo possível gerar fiança , logo, é indubitável que seja inafiançável e que a lei seja mais árdua para aqueles que cometerem crimes contra menores.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!