O artigo 5°, da constituição federal de 1988, defende o direito pleno de qualquer cidadão. No entanto percebe-se uma lacuna na garantia desse direito na questão das epidemias coletivas no Brasil, o quê além de grave torna-se um problema inconstitucional. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a falta de conhecimento da população sobre, além do grande número de epidemias no Brasil.
Em primeiro plano, é preciso atentar-se para a falta de conhecimento da população sobre as epidemias. Nesse sentido, o filósofo schopenhauer defende que os limites do campo de visão de uma pessoa determina seu entendimento a respeito do mundo. Isso justifica essa causa do problema, se a pessoa não tem acesso à informação séria sobre as epidemias sua visão será limitada, o que dificulta a erradicação do problema.
Além disso outra dificuldade enfrentada são os grandes números de epidemias no Brasil. A dengue por exemplo, é uma grande epidemia enfrentada, segundo a OMS(Organização Mundial de Saúde) em 2015 chegou até 1.649.008 casos da doença no Brasil. segundo a constituição a lei básica busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente, no entanto essa legislação não tem sido suficiente no que se refere as epidemias, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual.
Portanto para que as epidemias deixem de fazer parte da realidade brasileira, medidas precisam ser tomadas. Para que isso ocorra o poder público de cada cidade juntamente com escolas podem organizar palestras e campanhas para ajudar com as epidemias fazendo com que a população fique mais informada e faça sua parte respeito. Por fim é preciso que a comunidade oolhe para a problemática com mais empatia, pois como descreveu o poeta Leminsk "em mim eu vejo o outro." portanto se cada um fizer sua parte podemos diminuir ou até mesmo acabar com boa parte das epidemias no Brasil.