De acordo com o IBGE em 2021, aproximadamente 240 mil crianças entre 6 e 14 anos pararam de ir às aulas, enquanto a taxa de crianças entre 5 e 9 anos aumentou aproximadamente 200% em relação ao ano de 2019, de acordo com a FGV. Esses dados demonstram que, por mais que no país já houvesse uma grande taxa de evasão escolar, esses números aumentaram após a pandemia do coronavírus, tornando-se um fator ainda mais preocupante. Nesse contexto, tornam-se evidentes, como causas, tanto a insuficiência de leis quanto a base educacional lacunar, o que deve ser resolvido no país.
Em primeiro plano, é necessário atentar para a insuficiência de leis presente na questão. Segundo Maquiavel, “Mesmo as leis bem ordena das são impotentes diante dos costumes”. Ou seja, por mais que existam leis que tenham como objetivo combater a evasão escolar, como é o caso da lei 8.069/90, os costumes se sobressaem, pois, geralmente, as crianças e adolescentes que deixam de ir à escola têm baixa renda,fazendo com que eles tenham outras prioridades momentâneas no lugar do estudo, como por exemplo, o trabalho.
Em segundo plano, a base educacional lacunar é um grande empecilho na resolução do problema. De acordo com Kant, o ser humano é resultado da educação que teve, ou seja, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. Em relação a evasão escolar pós pandemia, percebe-se uma forte influência dessa causa, uma vez que, de acordo com o gráfico do Instituto Unibanco, aproximadamente 16% dos alunos têm dificuldade de aprendizagem e 9% dos alunos não se sentem motivados a ir à escola, influenciando então a evasão escolar, não só apenas pós pandemia mas em todos os momentos.
Logo, medidas são necessárias para alterar esse cenário. É essencial quê o Ministério da Educação, em parceria com empresas de palestras educacionais, promovam, para professores de rede pública e privada, cursos sobre como tornar as aulas mais interessantes, através de dinâmicas coletivas e de fácil entendimento. Tais cursos devem ser gratuitos e digitais, ensinando diferentes estratégias para abordar matérias, além de mostrar como aquele tópico se encaixa fora da escola, despertando o interesse dos alunos. A partir dessas ações espera-se promover a construção de um Brasil melhor, com menos taxas de evasão escolar e com melhor ensino para todos.