"No meio do caminho tinha uma pedra" o verso do poema de Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, pode ser classificado como uma metáfora para os obstáculos da vida de seu eu lírico. Desse modo é possível considerar que em todo o trajeto haverá entraves que deverão ser resolvidos. De maneira análoga a Tecnologia: caminho para liberdade ou para solidão, ainda é um grande desafio presente na trilha de uma nação em desenvolvimento. Sendo assim existem fatores que favorecem esse cenário como a dificuldade de relacionamento interpessoal e social como o desenvolvimento de patologias.
Sob esse viés, o uso exagerado dos aparelhos eletrônicos gera a dificuldade de relacionamento, visto que as pessoas tendem, a se acostumar com o mundo virtual, o que muitas vezes pode resultar em uma fobia social. Segundo a compositora Libby Larsen: "O grande mito do nosso tempo é que a tecnologia é comunicação", dessa forma, pode-se levar como referência a questão em que a sociedade prefere conversar por trás das telas do que ter um encontro com amigos e familiares.
Consequentemente, transtornos de ansiedade e de humor, assim como problemas no sono e no aprendizado, são resultados muitas vezes comum para quem faz o uso exacerbado da internet. Além disso a pessoa perde os interesses por outras atividades, se torna irritável ou até agressiva quando o uso é interrompido. Segundo o escritor e inventor R. Buckminster Fuller: "A humanidade está adquirindo toda a tecnologia certa por toda as razões erradas", assim, torna-se aparente o foco errôneo que a coletividade tem da tecnologia.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse as mídias sociais devem criar campanhas para a conscientização da importância do "descanço"de tais tecnologias. Os criadores devem criar mecanismos nos sites para que haja um tempo limite do seu uso, assim, quando o tempo for atingido haverá um bloqueio de 2 horas em que o usuário ficará sem usar a rede. Espera-se com essa ação a interromper o uso inadequado da tecnologia.