No decorrer da História, novas doenças vão sendo diagnosticadas, acompanhando o processo de transformação social. Sendo assim, verifica-se que, no presente século, há uma grande incidência de males que afetam a mente humana e que estão diretamente relacionados ao estilo de vida como o sedentarismo, a depressão e o estresse, que impactam não somente o indivíduo, mas toda a sociedade.
Neste viés, percebe-se que estas doenças estão interrelacionadas e decorrem do estilo de vida atual, pois com a evolução tecnológica muitos serviços e entretenimentos estão disponíveis na tela do celular ou computador do indivíduo, que não necessita mais se movimentar como antigamente. Ademais, o trabalho ganhou nova dimensão com a possibilidade de ser realizado remotamente e a exigência de mais esforço mental que físico. Desta forma, adquire-se um modo de vida sedentário, com a possibilidade de desenvolvimento de doenças como diabetes e pressão alta, refletindo diretamente no estado emocional do indivíduo.
Por outro lado, o portador de doenças mentais sofre preconceito, uma vez que a sociedade não está preparada para aceitar esse males, que interferem na saúde como um todo e causam impacto social, pois muitos indivíduos necessitam se afastar do ambiente de trabalho, se isolam e se tornam dependetes de medicamentos e de cuidados familiares constantes. Essa não aceitação da sociedade gera um ciclo negativo, contribuindo para que o indivíduo se sinta incompreendido, se isole mais, gerando um quadro mais depressivo que pode ocasionar a morte, por meio do suicídio.
Portanto, urge desenvolver campanhas que conscientizem a população sobre as doenças mentais e a necessidade de cuidado consigo mesmo e de se buscar ajuda especializada. Estas ações podem ser realizadas pela sociedade, por meio de divulgação em todas as mídias e palestras em espaço públicos. Ademais, o Governo Federal pode aumentar os investimentos, permitindo que as prefeituras contratem mais profisisonais da saúde mental. Tudo isso visa diminuir a incidência dessas doenças e seus impactos na população brasileira.