Desafio dos estudantes da escola pública no ensino superior
O quadro expressionista "O grito", do pintor norueguês Edvard Munch, retrata a inquietude, o medo e a desesperança refletidos no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela dificuldade dos estudantes das escolas públicas no ensino superior é, amiudadamente, semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desses revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e o ministro da educação.
A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializar à pouca ajuda aos estudantes de instituições públicas no ensino superior. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, públicas e ministros. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar o ministro da educação como outro fator que contribui para a manutenção da falta de apoio aos estudantes dos ensinos superiores de escolas públicas. Posto isso, de acordo com 40% de todos os alunos não tem acesso remoto. Diante de tal exposto, é notório que nossos ministros deveriam ter um pouco mais de foco e apoio para os ensinos superiores. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessários medidas capazes de mitigar a falta de ajuda aos estudantes de ensino superior. Dessarte, a fim de melhorar e auxiliar, é preciso que o ministério da Educação - por intermédio da criação de projetos que poção auxiliar o aluno dentro das instituições de ensino. Espera-se, assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch delimitem-se apenas ao plano artístico.