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Redação Online Enem - Livre - Redação - 20211119593963

"O indivíduo frente a ética nacional"   A Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, garante, em suas disposições, uma série de direitos sociais. Entretanto, apesar de tal garantia, o que se percebe na sociedade atual é a não plenitude dessa garantia na prática, visto que a questão do indivíduo frente a ética nacional tem sido desrespeitada pelo Estado em virtude da inconsciência do corpo social e da ausência de ações públicas eficazes. Dessa maneira, é imprescindível o debate e resolução desses impasses.   Em primeira análise, é lícito ressaltar que a inconsciência por parte do corpo social é uma das razões pela qual o óbice persiste. Nessa lógica, o sociólogo alemão, Karl Marx, teceu uma série de críticas sobre a atuação estatal em relação à educação cidadã nas sociedades. Em se tratando do indivíduo frente a ética nacional, é possível perceber que as críticas de Marx se fundamentam, haja vista que o Estado brasileiro, na maioria das vezes, não promove a conscientização social em nenhuma de suas instâncias, como a escola ou os meios de comunicação, ferindo, assim, a cidadania e as garantias constitucionais.  Paralelo a isso, é imperativo postular que a ausência de ações públicas eficazes age como fator coadjuvante do problema. Nesse viés, Abraham Lincoln, célebre personagem política americana, disse, em um de seus discursos, que a política é serva do povo e não o contrário. Em relação a tal afirmação, nota-se uma inconformidade em sobre a questão do indivíduo frente a ética nacional e a atuação governamental brasileira, no sentido de que, ao contrário do que Lincoln explanou, a política atual não serve o povo com ações, planos e metas públicas eficientes que atuem na questão abordada, fazendo com que sua resolução seja quase utópica.  Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, o Governo Federal - órgão responsável pelo bem-estar e equilíbrio da sociedade - por meio dos Ministérios da Comunicação e da Educação deve promover programas escolares voltados ao desenvolvimento do pensamento ético de cada indivíduo, através de palestras - em escolas e centros educacionais - que serão gravadas e publicadas nos principais meios de comunicação de massa, como Instagram e Facebook, a fim de estimular e aprimorar o pensamento ético acerca da conjuntura nacional. Dessa forma, o Brasil encontrará o caminho da evolução social. 

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