Os reflexos da revolução tecnológica na sociedade brasileira.
Zygmunt Bauman defende que "não são as crises que mudam o mundo mas sim nossa reação a elas". No entanto, não é possível verificar uma reação interventiva nos dilemas ocasionados pela revolução tecnológica no Brasil. Então, deve-se traçar estratégias a partir da atuação nas causas do problema: má influência midiática e omissão governamental.
A priori, é fundamental compreender que o meio midiático tem sido fator intrínseco para a permanência da problemática.Conforme o pensador Zygmunt Bauman, a evolução tecnológica tornara as relações sociais líquidas, causando variadas lacunas na sociedade.Tal perspectiva, aponta para a individualização do indivíduo, tal como a transformação comportamental e mental do cidadão no reflexo de suas ações, de modo que intensifica temáticas adversas como bullying digital, golpes na internet,fake News e a exposição digital.Logo, compreende-se que a tecnologia tem influenciado negativamente no processo de sociabilização dos indivíduos.
Ademais, a omissão do estado tem sido um entrave no que tange ao problema. De acordo com John Locke,a ausência do Estado tornará o mundo em caos. Paralelamente, a Inatividade do Governo na promulgação de leis e na promoção de verbas para o processo de gestão e fiscalização de ferramentas digitais, tem expandido a formação de organizações criminosas, tornando os usuários mais expostos as ações de "hackers" e outros dilemas.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolução da problemática. Desse modo, o Poder Executivo deve investir em centros de fiscalização digital, por meio de direcionamento de verbas para a formação de profissionais e melhora de recursos no policiamento digital, com o objetivo de promover a segurança física e material do cidadão.Tal como, é preciso intervir na má influência tecnológica presente no problema. A partir dessas ações, as crises advindas da revolução tecnológica serão extintas.