Tema: ´´A importância da leitura na infância``
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   O filme ´´A menina que roubava livros`` narra o drama vivido por Lierel,uma jovem que se apaixona pela leitura a partir do incentivo do pai adotivo,mas que precisa roubar exemplares em razão do contexto da época na qual vivia,de extrema represália literária.Fora da ficção,nota-se que a dificuldade de acesso vivida pela personagem relaciona-se com a realidade de muitas crianças brasileiras privadas dos benefÃcios da leitura na infância.Dessa forma,faz-se necessária a análise da importância dessa prática,tal como os fatores que dificultam sua difusão,como a desestruturação familiar e a desigualdade social.
    Em primeira análise,é válido ressaltar os benefÃcios favorecidos pelo ato de leitura na fase inicial do desenvolvimento.Segundo a teoria da Educação financeira,do escritor brasileiro Paulo Freire,a educação brasileira está focada em criar adultos preenchidos de conhecimentos teóricos e vazios,de forma superficial.Segundo essa lógica,observa-se que a leitura é majoritariamente associada apenas ao aprender a ler,sendo descartada pelos pais e pela criança posteriormente.Dessa maneira,o carácter lúdico e cultural da literacia,essencial para o desenvolvimento cognitivo e intelectual do jovem,é desconsiderado e pouco valorizado no contexto nacional,ilustrando o pensmento de Freire.
    Contudo,é de extrema importância pontuar que alguns fatores impedem a adoção da leitura na infância,como o desequilÃbrio das relações familiares e a desigualdade social.De acordo com Durkheim,em sua Teoria da Socialização,os pais fornecem aos seus filhos o primeiro contato com o mundo e,por isso,são os responsáveis pelos valores e ensinamentos obtidos nessa fase inicial.Entretanto,sabe-se que existem muitas famÃlias desestruturadas no Brasil,com pais ausentes ou violentos,fato que dificulta o contato da criança com a leitura,visto que os agentes responsáveis por esse estÃmulo não cumprem com esse papel.Além disso,a desigualdade social é uma problemática que afeta diretamente nesse processo de universalização do ato de ler,considerando a dificuldade enfrentada pelos núcleos familiares mais pobres em relação ao preço dos livros e à falta de bibliotecas públicas eficientes.
    Portanto,depreende-se a necessidade de tornar acessÃvel para todos a leitura na infância,costume de muita importância para o desenvolvimento infantil.Para isso,é imprescindÃvel a atuação do Ministério da Educação na distribuição gratuita de livros,por meio de eventos literários realizados em bairros mais periféricos,a fim de promover maior acessibilidade à s obras literárias.Ademais,é essencial que os governos municipais promovam a construção de bibliotecas públicas de qualidade em suas cidades.Assim,será possÃvel universalizar a prática e formar indivÃduos crÃticos e atentos.