Na Constituição Federal de 1988 assegura a todos os cidadãos o direito à saúde e educação. Entretanto, na prática, tal garantia é deturpada, visto que é pouco acessível às informações para a doação de sangue desde a juventude. Além disso, há poucas campanhas ao ponto de mobilizar a sociedade em massa. Desse modo, torna-se importante analisar as principais alternativas para essa problemática: o apoio escolar e as campanhas midiáticas.
Em primeiro plano, segundo o filósofo Bernardo Toro, as escolas deveriam visar o paradigma do cuidado, e não apenas conteudista. Analogamente, é necessário que os colégios ensinem temas do cotidiano, como, por exemplo, cuidados com a saúde, incentivo a prática de esportes e doação de sangue. Apesar, de menores de 18 anos não poderem doar, esses alunos futuramente serão indivíduos de uma sociedade, assim, quanto mais pessoas informadas no futuro haverá mais doadores de sangue. Nesse cenário, a ausência não só de campanhas informativas nas mídias sociais, como também de debates e palestras nas escolas, dificulta a disseminação de conhecimento sobre a temática.
Em segundo plano, na série exibida pela Netflix, “Grey’s Anatomy”, a médica Meredith cuida de casos de pacientes que precisam transfusão de sangue e graças ao banco de sangue do hospital a maioria conseguem sobreviver. Fora da ficção, muitas pessoas não doam por falta de conhecimento, ademais, campanhas midiáticas são efetivas alternativas para a disseminação de informação em massa sobre como é processo de doação de sangue. Logo, é imprescindível que o governo viabilize que esse acesso aos cidadãos o quanto antes.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para estimular as pessoas a doar sangue no Brasil. Assim, o Governo Federal deve disponibilizar uma verba para a realização de campanhas midiáticas por meio do Tribunal de Contas da União, e que nesses posts contenham informes sobre instruções, restrições e bancos de sangue mais perto da casa do cidadão, com intuito de facilitar e instruir possíveis doadores. Paralelamente, o Ministério da Educação deve promover um projeto para os alunos do 3 ano do ensino médio, por meio de trabalhos acadêmicos sobre a doação de sangue com a finalidade aumentar futuros doadores no próximo ano e a Carta Magna seja devidamente aplicada.