o alto custo financeiro para se viver no Brazil
Na música "Canão foi tão bom", o cantor Sabotage cita em um de seus versos a frase "criança aprende cedo a ter coragem, e a distinguir sua classe", de fato, a música do cantor assim como outras descreve a realidade de muitos brasileiros que desde cedo encontram-se lesados pela desigualdade social, que no Brasil é discrepante. Atualmente, apesar de o alto custo de vida aumentar frequentemente no país, é comum notícias de que mais um bilionário cresceu sua fortuna. Conclui-se que, de fato o alto custo financeiro para se viver no Brasil afeta apenas a população mais pobre, que por consequência vive em situação de fome e miséria.
Em primeira análise, é importante salientar que a Constituição Federal de 1988, assegura direito a igualdade para todos os cidadãos. Entretanto, é inegável que esse direito é negligênciado pelo Estado brasileiro, visto que, enquanto alguns podem ter acesso ilimitado a gastos com suprimentos básicos para vida humana, outros sofrem com os altos custos financeiros, sendo obrigados a decidirem entre qual das refeições poderão se alimentar em seu dia. Infelizmente, é insuficiente a elaboração e manutenção de políticas públicas para ajudar essa parcela da população que se encontra invísivel aos olhos do governo.
Em segunda análise, por consequência dos preços de suprimentos básicos aumentarem cada vez mais, muitos brasileiros que além da problemática do alto custo de vidatem de se preucupar com o desemprego, encontram-se desesperados por não terem como desembolsar seu sustento de vida, e acabam por desputarem restos de alimentos e até mesmo restos de ossos que seriam descartados. O Brasil que havia saído do mapa da fome em 2014, tem de novo que se preucupar com a problemática que se agravou ainda mais na pandemia. Segundo os dados divulgados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, cerca de 19 milhões de pessoas vivem com fome no Brasil.
Portanto, medidas são necessárias para resolução do ímpasse. O Governo Federal deve desenvolver um programa maior de distribuição de renda para pessoas em situação de vunerabilidade social, por meio da criação de taxas sobre grandes fortunas, que já é realidade em outros países. Esse dinheiro deverá ser destinado ao programa criado, que também receberá verba do governo. A fim de diminuir a desigualdade social e fazendo-se cumprir o papel do Estado.