TEMA: A IMPORTÂNCIA DO ESPORTE COMO MECANISMO DE INCLUSÃO
Rebeca Andrade, atleta brasileira, realizou um feito inédito para a ginástica nacional, nas olimpíadas de Tóquio em 2021, ela angariou a almejada medalha de ouro. Apesar de isso representar algo grandioso e servir de incentivo, a inclusão do esporte na malha social ainda é um dos maiores desafios do país. Assim, são identificados como agentes do entrave a ineficiência estatal, bem como a falta de infraestrutura nas escolas.
De antemão, é imprescindível pontuar que - segundo o filósofo contratualista, Rousseau-, o Estado é responsável por promover o bem-estar social. Entretanto, a perspectiva defendida pelo intelectual não se concretiza no Brasil, haja vista a ineficácia das políticas públicas, as quais deveriam promover o progresso dos indivíduos por meio de ações, visando a importância do esporte. Uma prova disso é o sucateamento de programas como “Bolsa Esporte”, verba destinada diretamente aos atletas. Diante disso, a quebra do “Contrato Social” pelo poder público, referente a esta temática, é uma das causas as quais tornam o esporte inacessível para muitos.
Outrossim, a falta de infraestrutura é um coautor da inacessibilidade do esporte no ambiente escolar. Isso porque, o projeto educacional brasileiro é pautado na formação de mão de obra para o mercado de trabalho e valoriza apenas disciplinas conteudistas como: português, matemática, ciências. Uma consequência é, a limitação e a marginalização da atividade física, mesmo sendo um ambiente com objetivo civilizador. Nesse sentido, o sociólogo Edgar Morin defendeu a importância de um método pedagógico baseado na multiplicidade de saberes. Assim, é perceptível que a falta de estrutura é um dos grandes “vilões” quando se trata do esporte como mecanismo de inclusão.
Em suma, a lacuna relativa à inclusão dos brasileiros no esporte possui íntima familiaridade com a austeridade aplicada pelo poder governamental, seja pela falta e articulação para promover políticas públicas, seja pela falta de infraestrutura nas escolas. Dessa maneira, cabe ao Ministério da Cidadania - órgão responsável por favorecer os mecanismos esportivos no país - ampliar ações e destinar verbas, no que se refere a programas, exemplo "Bolsa Atleta", por meio de parcerias com a iniciativa privada e ong's, de modo a tornar a prática desportiva acessível para todos. Além disso, verbas tabém devem ser destinadas para o ambiente escolar, com o fito de desenvolver estruturas adequadas. Assim feito, poder-se-á garantir a integridade do contrato social defendido por Rousseau.