Tema: As dificuldades da inserção de jovens no mercado de trabalho
O livro "o sonho" do autor Strindberg conta-se a história da deusa Agnes, que por curiosidade decide vir a terra para saber como os humanos vivem, e no final de sua jornada faz a seguinte afirmação: "a humanidade é digno de lástima". Em paralelo, na sociedade brasileira, em que jovens têm dificuldade de obter um direito básico da humanidade: o trabalho, pode-se dizer que esta afirmação está correta.
A sociedade nos tempos modernos está cada vez mais difícil a obtenção de empregos, principalmente, para os jovens brasileiros. Essa situação é agravada pela negligência estatal, que não ajuda no desenvolvimento de habilidades necessárias para a obtenção de emprego para a juventude em período escolar, e por conta da necessidade de profissionais cada vez mais qualificados e especializados, não deixam que estes tenham oportunidades profissionais pela falta de experiência.
Consequentemente, isso causa o aumento do desemprego, de carteiras não registradas e de empregos informais, e por conta da falta de oportunidade, jovens com baixa condição financeira recorrem a violência e a legalidade como ao tráfico Roubos e assaltos e a utilização de drogas altamente viciantes. Assim, pode-se concordar com a afirmação da personagem citada acima, de que a humanidade é lastimável.
Portanto, o Estado, que é responsável pelo bem-estar dos indivíduos, deve desenvolver um projeto de lei afim de que empresas sejam obrigadas a oferecer estágios para jovens que acabaram de terminar sua trajetória escolar, e por meio da parceria com o Ministério da Educação, deve desenvolver projetos interativos para o desenvolvimento de habilidades necessárias para obtenção de emprego como boa comunicação, trabalho em equipe, suportar pressão psicológica, entre outros. Essas ações devem ocorrer em escolas públicas e privadas em todo o país. Dessa forma, somente a partir dessas ações haverá uma diminuição na dificuldade da inserção de jovens no mercado de trabalho e a humanidade não será mais digna de lástima.