Após a Guerra Fria, no final do século xx, o processo de globalização intensificou-se, bem como seus efeitos, sobretudo pela universalização da internet. No entanto, na prática, o cenário desafiador de grantir a qualidade da informação na sociedade contemporânea, tanto pela formação social atual, quanto pela ineficácia de políticas públicas que ministrem os meios de comunicação de massa, contribuem para a permanência da falta de qualidade nas informações. Logo, faz-se imprescíndivel a discussão dessa problemática.
Nesse vié, vale destacar que segundo o geográfo Milton Santos, o processo de globalização é perverso. De maneira análoga, a formação social atual, advinda desse processo, contribui para a liquidez das relações informacionais, já que o rápido e superficial acesso às informações garante ao indivíduo uma resposta eficiente. Desse modo, as pessoas mostram-se cada vez mais desinteressadas em aprender algo novo, já que o processo de aprendizagem acontece, naturalmente, de forma gradativa, o que explica a maior recorrência ao Google, mecanismo de pesquisa rápida e eficiente.Diante do exposto é fato que deve-se tomar providências para garantir a qualidade da informação na atual sociedade.
Outrossim, vale acrescentar que segundo o sociólogo émile Durkheim, o Estado constitui uma instituição importante e fulcral para a manutenção da ordem social.Nessa ótica, a ineficácia de política públicas que ministrem os meios de comunicação de massa vai de necontro com a máxima defendida por Durkheim, já que a internet oferece informações rápidas e superficiais, não garantindo a qualidade e a veracidade dos conteúdos expostos, o que deturpa a ordem social vingente. Sob tal perspectiva, faz-se notória a importância da intervenção estatal no problema em questão.
Diante desse óbice, para que a qualidade da informação na sociedade contemporânea seja garantida, é necessário, portanto, que as escolas- principal meio difusor de conhecimento- por meio do ensino digital, ensinem aos adolescentes a pesquisarem sobre a veracidade de determinado assunto, a fim de garantir a aquisição de conteúdos verídicos e confiáveis.Ademais, é importante que o Estado, na figura do Ministério das Comunicações, desenvolva políticas de difusão e inclusão digital, a fim de garantir a fiscalização e qualidade das informações veiculadas na internet. Dessa forma, a partir dessas ações, as informações na sociedade contemporânea serão sinônimas de qualidade