"O Ateneu"-obra prima do escritor naturalista Raul Pompeia-insere o leitor na realidade do colégio de nome homônimo,o qual era o principal centro de formação de meninos do país no início da década de 1910.Ao decorrer da história,Sérgio,o narrador do romance,descreve os métodos cruéis de doutrinação a tentiva de aprendizado aplicados pelos docentes.Analogamente a isso,no Brasil do século XXI,a questão de incluir no projeto escolar nacional formas análogas às supracitadas tornou-se um fato a ser debatido socialmente,mormente quando o assunto tange à implantação de escolas cívico-militares.Frente ao tema,é incomensurável o destaque a cisão da estrutura de aprendizagem voltada à formação do cidadão com visão ao mundo e o desvio do foco de óbices mais relevantes em contraponto à mudança de plano curricular.
De fato,a militarização do ensino brasileiro corrobora para a alteração de enfoque geral desse,pois,em comparação à construção do aluno com fim no combate de problemas sociais,sobressairá questões disciplinares singulares.Nesse sentido,cabe o ressalte ao sociólogo brasileiro Paulo Freire,o qual defendia que:"Se a educação não pode transformar a sociedade,sem ela,tampouco,a sociedade muda".Tendo em vista isso,a educação humanizada e plural é um caminho para a quebra de paradigmas da contemporaneidade nacional,a partir dos efeitos que isso ocasiona na preparação dos brasileiros porvindouros.Dessarte,é papel do Ministério da Educação-como agente central no assunto-discutir mecanismos para coordenar o tema em relação ao contexto moderno do ensino.
Ademais,o sistema de ensino do Brasil convive com obstáculos arraigados em seu cerne-como a falta de investimentos e apoio comunitário-com necessidades superiores de atenção do que a transformação de uma proposta consolidada.Isso pode ser percebido ao analisar a citação do filósofo da Grécia antiga Aristóteles,o qual postulou que:"Educar a mente sem educar o coração não é educação".Assim,a conversão de um modelo aplicado nas instituições educacionais em um projeto o qual propõe o afastamento daquilo que o pensador chama de "Educar o coração" têm graves consequências para a caracterização da educação das Terras Tupiniquins.Dessa maneira,cabe aos centros de aprendizagem instigar a priorização dos ideais que devem ser passados aos seus discentes.
Portanto,é necessária a discussão acerca da implantação das escolas cívico-militares no Brasil.Diante disso,o Ministério da Educação-interventor central no que se refere ao quesito formativo no país-deve promover a democratização da escolha do aluno sobre qual forma de aprendizado priorizar,mediante a seleção de matrículas específicas a conteúdos ligados a esses campos curriculares distintos,a fim de caracterizar a militarização educativa como um meio facultativo,é direcionado a um futuro específico de cada cidadão.Outrossim,as escolas têm o poder de priorizar em suas matrizes a concepção de soluções direcionadas a suas realidades,por intermédio da análise de casos específicos,e não somente considerar a Educação como um agrupamento geral com características homogêneas.Isso posto,com a aplicação das propostas,será plausível coletivizar o debate sobre a temática,indo de encontro àquilo visto no colégio Ateneu.