Tema: Como combater a homofobia no Brasil
De acordo com a lei, discriminar uma pessoa por causa de sua orientação sexual e identidade de gênero é ilegal e leva a ocorrência de multa. No entanto, mesmo com a aplicação da legislação citada, o número de casos de violência do tipo homofóbica segue crescendo a cada dia. Desse modo, são necessárias medidas com a finalidade de combater a homofobia no Brasil, uma vez que, o assunto ainda é um grande tabu em nossa sociedade, decorrido a falta de informação pela mesma, e que há uma carência de penalidades mais severas para quem comete tais atos.
Primeiramente, é válido destacar que assuntos relacionados com as questões de gêneros ainda são vetados pelas pessoas por falta de conhecimento certo acerca da situação. Nesse sentido, o filósofo Kant, Tem uma de suas passagens, diz que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. A fala é um exemplo de que a sociedade só se tornará justa e correta quando o sistema educacional for de qualidade e tiver por objetivos não só a formação intelectual, mas também, a capacidade de formar cidadãos conscientes para viver em sociedade. Logo, a ignorância por parte daqueles que não buscam o conhecimento correto e que contribuem para a permanência do tabu, afeta a luta contra a homofobia.
Ademais, a legislação vigente para penalizar os casos de homofobia não está sendo eficiente. Nesse viés, a série americana, “Sex Education”, tem como um dos personagens Eric, que é um dos únicos meninos gays de sua escola, por isso, além de sofrer agressões verbais, vive uma violência física traumática, que faz com que ele não denùncie a situação por medo. O ocorrido na série é presenciado de maneira significativa no corpo social brasileiro, sobretudo, devido a falta de concretização de uma punição correta ao agressor, já que, muitos nem chegam a ser presos e por isso as vítimas têm medo de denunciar e depois terem que conviver com ameaças diariamente. Dessa forma, é necessária uma revisão na atual legislação criminal a fim de combater a repulsa aos homossexuais.
Portanto, medidas são necessárias para combater a homofobia no Brasil. Isto posto, é dever do Ministério da Educação — responsável por definir as diretrizes educacionais — implementar no plano educacional aulas de educação sexual, por meio de debates com professores de filosofia, sociologia e biologia, com a finalidade de esclarecer dúvidas dos alunos em relação ao assunto, os fazendo cidadãos mais conscientes. Além do mais, o Ministério da Justiça, deve rever a lei que cuida dos casos de punição à homofobia, a fim de garantir uma segurança maior para as vítimas. A partir de ações como essas, será possível tornar o Brasil um lugar onde os homossexuais possam viver suas vidas de maneira tranquila.