Conforme o artigo 6 da Constituição de 1988, a alimentação é direito de todos, sendo dever do Estado garantir a segurança alimentar e de alimentos. No entanto, infelizmente, esse direito não é assegurado, pois a insegurança alimentar no Brasil aumentou. Além disso, também houve aumento no uso de agrotóxicos que comprometem a segurança do alimento.
Em primeiro plano, segurança alimentar é definida como acesso pleno e permanente de comida. Entretanto, de acordo com o Instituto de Geografia e Estatísticas, o número de famílias em condição contraria a isso, isto é, em insegurança alimentar aumentou. Desse modo, é inegável como o aumento de preços dos alimentos e a má distribuição de renda causam problemas, como por exemplo o acesso a outras necessidades essências é comprometido, a essas pessoas, pois elas investem seu pouco dinheiro, exclusivamente, na compra de comida.
Em segundo plano, a alta nos preços dos alimentos não é causada pela falta dele. Dito isso, a produtividade na produção agropecuária aumentou com o uso de novas técnicas estabelecidas durante a Revolução Verde que ocorreu em 1966. Dessa forma, com o uso de agrotóxicos, muito usado no Brasil, expandiu a disponibilidade de comida, apesar dela poder causar problemas a saúde. Sendo assim, a segurança do alimento, ou ainda, a insegurança é colocada em evidência, uma vez que, segundo estudos, os agrotóxicos podem causar doenças cardíacas e até mesmo câncer. Sendo assim, é indiscutível a vulnerabilidade do brasileiro.
Portanto, considerando o apresentado sobre a segurança alimentar e de alimentos, é preciso que o Ministério da Agricultura continue cumprindo seu papel de alta produtividade agrícola, porém reavalie seu uso excessivo de agrotóxicos em alimentos devido ao risco de desenvolvimento de doenças. Além disso, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, deve ser feito a catalogação de todos os indivíduos que estão em insegurança alimentar. Assim, tal ação tem como finalidade distribuir parte dessa produção de comida gratuitamente a eles, logo, diminuindo o número de famílias nessa situação.