Aluna: Nathália Andreazza Tonet
Tema: A QUESTÃO DOS DESAPARECIDOS NO BRASIL
Data: 15/11/21
OBS.: Professora, acredito que essa seja a minha última redação antes do ENEM, a senhora tem alguma dica final para me dar? Obrigada!
Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um organismo biológico, quando algo não funciona como deveria, compromete-se o todo. Dessa maneira, a questão dos desaparecidos no Brasil representa um grave problema para o corpo social. Esse fenômeno é perpetuado pelo silenciamento midiático, capaz de excluir o impecilho durante as notícias diárias, e, também, origina uma situação de coação da sociedade, a qual é violentada pela falta de informações.
Em primeira análise, é necessário evidenciar o fator perpetuante do cenário de desaparecidos no país. Dessa forma, o silenciamento midiático é capaz de "apagar" a atual situação vivida pela população. De acordo com Marshall McLuhan, teórico da comunicação canadense,as redese sociais serviriam à humanidade como forma de união, originando uma "Aldeia Global" rica em informação. Entretanto, hodiernamente, esses canais são usados, em sua maioria, para feitos recreativos, sem a preocupação em relação à questões sociais.
Ademais, graves consequências são observadas perante esse agravo. Logo, a falta de novas informações sobre o paradouro do desaparecido é suficiente para gerar angústia na população, que muitas vezes nunca mais recebe novas notícias do indivíduo que desapareceu. Conforme desenvolveu Pierre Bourdieu, existe uma forma de violência denominada "Violência Simbólica", que é exercida pelo corpo social sem coação física, mas sim com agressão moral. Desse modo, os familiares que têm seus parentes desaparecidos são agredidos pelo Estado, que trata sua dor como algo corriqueiro.
Portanto, medidas devem ser tomadas imediatamente para coibir o silenciamento midiático, Para tanto, a mídia, responsável pela propagação de informação em tempo real, deve difundir atualizações e alertas sobre os desaparecidos no mês. Isso pode ser feito por meio de propagandas em horário nobre, com incentivo fiscal governamental. Para que, assim, o corpo social analisado por Durkheim alcance integridade moral.