Na obra ''Ensaios sobre a cegueira'', o escritor José Sarmago faz uma reflexão sobre a cegueira moral, cultural e ética na sociedade.Nesse contexto,pôde-se fazer uma analogia entre a obra e a cegueira da sociedade brasileira diante do aumento constante de crianças que têm acesso direto à internet. Ademais, é agravante dessa problemática a falta de monitoramento dos pais e a inluência de ''pessoas virtuais'' sobre esses menores de idade.
Primeiramente,cabe-se analisar que há um grande nível de desatenção dos pais com o uso das redes pelas crianças. Segundo dados do site Intelbras, apenas um entre cinco progenitores possui um sistema de monitoramento de como é feito o uso da internet por seus filhos. Isso é decorrente da falta de tempo dos pais, que em sua maioria enfrentam intensas cargas horárias de trabalho e pouco tempo com o infante. Graças a isso, os menores ficam vulneráveis a conversar com estranhos e, até mesmo, pedófilos.
Além disso, outro problema enfrentado é a influência de ''pessoas virtuais'' que ficam no anonimato para atrair crianças até práticas ilícitas. Pôde-se usar como exemplo o jogo virtual ''baleia azul'', que tem como objetivo incitar automutilação e suicídio e recrutou só em 2020 oito menores de idade no estado de Pernambuco. Com todos os perigos que as crianças correm nas redes, o controle e monitoramento é imprescindível e deve ser prioridade das famílias.
Portanto, cabe aos pais vigiar e controlar o uso da internet pelas crianças, sendo impostos limites para que apenas conteúdos indicados sejam acessados. Igualmente, é dever dos administradores das redes fiscalizar os usuários por meio dos seus dados e conferir as faixas etárias de quem consome os aplicativos. Dessa forma será possível assegurar a segurança dos menores de idade no Brasil.