TEMA: Desafios do Combate à Obesidade Infantil no Brasil
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma a cada 3 crianças entre 5 e 9 anos estão acima do peso. Com isso, é possível observar que a obesidade infantil é um problema no cenário brasileiro. Nesse contexto, observam-se a influência midiática sobre as crianças e a omissão escolar como os principais fatores que dificultam o combate da problemática. Sendo assim, medidas midiáticas e educacionais são necessárias para solucionar o impasse.
A princípio, o condicionamento do indivíduo é um potencializador da problemática. Sob esse viés, cabe destacar a visão de Rousseau, segundo a qual o homem é um produto do meio em que vive, tendendo a assimilar seus costumes e crenças. De fato, o território nacional apresenta impasses para o combate à obesidade infantil; isso porque a mídia, marcada pelo descaso com a alimentação saudável, exerce forte influência sobre o sujeito brasileiro por meio de artifícios utilizados em propagandas, como a exibição de produtos de “fast-foods” associadas a brinquedos infantis, tendo como intuito manipular esse público a compra dos brinquedos e como consequência, a compra e consumo dos produtos de “fast-foods”. Como decorrência disso, as novas gerações são influenciadas a terem hábitos não saudáveis, assim ocasionando mais caos a um contexto já castigado e temível. Logo, é dever da própria Mídia sanar essa chaga.
Além disso, destaca-se a ausência de uma educação direcionada à alimentação infantil como um desafio a ser superado. Consoante Immanuel Kant, “O homem é tudo aquilo que a educação faz dele”. Nesse sentido, percebe-se que a carência educacional e inexistência de disciplinas que abordem a importância de bons hábitos alimentares, o que a criança deve consumir e os malefícios causados pela má alimentação - como obesidade, diabetes e problemas cardiovasculares -, apresentam forte influência na construção dos futuros hábitos que a criança terá quando adulta, uma vez que a instituição molda o educando. Desse modo, apenas com um direcionamento adequado será possível alcançar o melhor resultado do processo afirmado por Kant.
Por fim, reafirma-se a tese de que existem desafios para o combate da obesidade infantil no Brasil. Desse modo, para resolver essa questão, a mídia, órgão de grande influência sobre a população, deve vetar propagandas de brinquedos junto a produtos de “fast-foods”, por meio da intervenção do legislativo, com o fito de reduzir a influência ao consumo desses produtos durante a infância. Já a Escola, instituição social que contribui com a formação do indivíduo, deve realizar palestras educativas aos estudantes em formação, para que possam conhecer o que é um hábito saudável e a sua importância para a vida. Dessa forma, será possível reduzir o número de crianças acima do peso no Brasil.