Tema: Como atrair jovens para exercer a docência.
No Brasil, a má estruturação das instituições de ensino e desvalorização salarial e social ocasiona a maginalização do professor. A série brasileira "Segunda Chamada" faz um paralelo a este contexto retratando a realidade do ensino público no país e especialmente as adversidades enfrentadas pelos docentes em seu cotidiano. É correto afirmar diante deste panorâma que não há no país nenhum tipo de insentivo que leve o corpo estudantil a considerar formar-se em qualquer área da educação.
Isto posto, grande parte das pessoas que ainda assim procuram a docência, se encontram desmotivados diante de um ensino sucateado onde o estudante muitas vezes não tem condições ou interesse de estudar, resultando em uma improdutividade para ambos os lados. Isso se prova nas palavras do professor Darcy Ribeiro sobre o pacto da meritocracia, onde o professor finge que estuda e o aluno finge que aprende, dessa forma, no final de sua formação escolar o discente pouco terá a se inspirar na profissão de seus tutores.
Ademais, o jovem brasileiro parte do objetivo de adquirir qualidade de vida buscando áreas mais assistidas pelo mercado de trabalho, visto que a realidade da docência é a ausência de salário justo e total desestruturação no ambiente de trabalho: escolas e universidades. O filósofo alemão Immanuel Kant afirma que o ser humano nada é sem a educação, o que leva a indagar o que falta para que uma das profissões mais nobres e importantes para o desenvolvimento de um país melhorseja valorizada?
Em suma, pode-se concluir que a razão para o desemparo dos professores e a mínima procura dos discentes brasileiros pela formação em pedagogias e licenciaturas é negligência governamental. Para reverter este cenário é preciso que o governo federal restaure o ambiente escolar e construa mais Institutos Federal, gerando oportunidades de ensino de qualidade acessível e salário equivalente, as escolas por sua vez realizariam eventos e palestras periódicamente, exaltando ps pontos positivos da docência. Dessa forma, finalmente refutando o argumento do professor Darcy Ribeiro.