Tema: O aumento da evasão escolar durante a pandemia no Brasil
O filme “A menina que roubava livros”, estreado em 2014, retrata a história de uma garota que viveu durante a época da segunda guerra mundial e mesmo com a precária situação de vida, seu anseio pelo conhecimento era tamanho que a fazia roubar livros. Diferentemente, nos dias atuais, e com todos os seus obstáculos causados em razão da pandemia, as pessoas têm desistido ainda mais de seus estudos. Indubitavelmente, o aumento da evasão escolar em meio a pandemia é uma mácula para a sociedade brasileira que ocorre devido à falta de infraestrutura em meios digitais gerando atrozes consequências.
Frente a esse cenário, não há dúvidas de que a ausência de infraestrutura pedagógica em meios digitais foi intensamente evidenciada com o período pandêmico iniciado no ano de 2020. Nessa perspectiva, o filósofo Hegel traz o conceito muito importante de que o pai da população é o Estado, e diante disso, é obrigação deste cuidar de seus filhos (indivíduos da sociedade), entretanto, é notório que isso não ocorre na sociedade brasileira hodierna, haja vista que o sistema educacional tem sido negligenciado, o que pode ser observado nas precárias estruturas das redes municipais e estaduais de ensino básico, das quais não possuem desenvoltura nos meios tecnológicos, impulsionando ainda mais a evasão escolar em tempos de distanciamento social e de quarentenas comunitárias.
Em resultância disso, uma cadeia de catástrofes sociais vem crescendo de maneira preocupante. Dentre elas, a desqualificação profissional e a desigualdade social são as mais acarretadas no período, tendo em vista que o mercado de trabalho possui requerimentos, principalmente, voltados ao grau escolar dos cidadãos, deixando os mesmos marginalizados a tais oportunidades de possuir uma renda financeira de qualidade. Nesse sentido, expõe-se ainda mais que o direito prioritário a uma infraestrutura de acesso aos estudos e concernentemente a uma vida de qualidade, tem sido distanciado desse grupo em razão do descuido do Estado ao seus deveres, como explica o filósofo Hegel.
Por isso, é imprescindível que o Ministério da Educação juntamente com as autoridades legais dos municípios brasileiros, produzam projetos referente às infraestruturas escolares e projetos de incentivo ao público escolar por meio de palestras e propagandas, a fim de que haja a melhoria da estrutura das instituições e a conscientização da importância dos estudos, para que dessa forma os índices da evasão escolar diminuam. Dessa maneira, o desejo vivenciado pela própria garota em “A menina que roubava livros” poderá ser visualizado na realidade dos brasileiros.