Sabe se que a formação histórica do Brasil tem intenso caráter plural, abarcando umamiscigenação de diversos povos e suas culturas, processo este, vivenciado há séculos no paÃs.Todavia, no contexto atual, episódios como o incêndio ocorrido no Museu da LÃngua Portuguesade São Paulo em 2015, evidenciam a crescente degradação do patrimônio histórico e culturalbrasileiro. Esse cenário se encontra cada vez mais agravado pela desinformação e massificaçãocultural vivenciadas atualmente, de modo que enfatizar a importância da preservação dos traçostipicamente brasileiros é indispensável para criação de uma identidade nacional.
Logo, em primeira análise, o desconhecimento da sociedade civil dos bens culturais do paÃs,invocam problemas a manutenção destes. Nessa perspectiva, a pouca abordagem midiática eescolar a respeito da importância dos patrimônios culturais materiais e imateriais brasileiros,leva a população à indiferença frente o papel destes na sua identificação étnica.Consequentemente, esse desinteresse ocasiona um constante abandono de espaços, costumese comportamentos caracterÃsticos da sociedade brasileira, fazendo com que tombamentos delocais historicamente importantes sejam menos frequentes e manifestações culturais como ofrevo – dança tÃpica do nordeste brasileiro – se percam ao tempo.
Simultaneamente, o fenômeno da cultura de massa demonstra seus efeitos nocivos quanto amanutenção das caracterÃsticas que definem nossa “brasilidadeâ€. Dessa forma, a partir doprocesso de globalização, a crescente homogeneização cultural impulsionou o consumo epadronização dos valores e costumes dos paÃses hegemônicos por diversas outras nações, demodo que, na visão do jornalista Nelson Rodrigues, tendenciamos a uma valorização extremados hábitos e padrões de vida estrangeiros a ponto de desvalorizar significativamente todanossa história tipicamente brasileira. Como consequência, essa desconstrução da identidadebrasileira pelo “estrangeirimo modernoâ€, observado seu teor ameaçador aos aspectos culturaisdo paÃs, se exibe como um grande obstáculo a ser superado para garantir uma identificaçãonacional da população.
Em suma, é indubitável que para tornar a preservação da história e cultura do Brasil algopresente hoje, sejam tomadas medidas conjuntas de conscientização social. Com o propósito depromover a consciência cultural de modo amplo no paÃs, o Governo Federal, em conjuntos comos centros estudantis e a MÃdia, devem realizar campanhas de conscientização do valor socialque os patrimônios históricos e culturais brasileiros possuem. Isso deve ser feito através dadivulgação de propagandas publicas em canais televisivos abertos e nos meios digitais, comotambém por meio da apresentação e discussão do tema em sala de aula, tornando o debateacerca da preservação da cultura algo presente na vida de todos os cidadãos. Assim, serápossÃvel construir uma sociedade mais consciente e garantir que as gerações futuras gozemplenamente do seu direito constitucional de acesso aos mecanismos de cultura nacionais.