Tema: a importância do uso da tecnologia no combate à criminalidade.
O filme “Missão Impossível” retrata como o americano Ethan Hunt , um dos únicos policiais sobreviventes, durante uma missão em Praga, conseguiu, com o exímio auxílio dos meios tecnológicos, combater o espião, que ocasionou a morte dos seus parceiros. Entretanto, a situação do Brasil destoa da ficção, haja vista que a subutilização da tecnologia no combate à criminalidade impede que os brasileiros tenham o mesmo privilégio de Ethan e, consequentemente, a segurança. Desse modo, há de se mitigar a involução digital, bem como a improficiência estatal.
A princípio, é indubitável que a desatualização da polícia colabora para a dificuldade de conter os delitos. Nessa conjuntura, em 1916, o sequestro e morte da menina Amber Hagerman motivaram os Estados Unidos a desenvolverem um aviso sonoro capaz de comunicar o rapto de crianças de forma sincronizada com as mídias sociais. Por sua vez, o Brasil ainda está distante da tecnologia aplicada nos EUA, visto que não possui os meios tecnológicos necessários para solucionar os crimes de maneira rápida e eficaz, o que resulta na recorrente criminalidade da nação brasileira. Dessa maneira, enquanto as ideias inovadoras não estiverem agregadas no sistema policial, a segurança dos indivíduos será a exceção.
Outrossim, evidencia-se o despreparo estatal como potencializador da falta de tecnologia no combate à criminalidade. Nessa perspectiva, a Quarta Revolução Industrial-marcada pelo surgimento da robótica- representa o estágio mais avançado da evolução digital e pode cooperar significativamente para atender às necessidades da geração contemporânea. No entanto, o Estado brasileiro é desatualizado, quanto às constantes inovações, visto que utiliza pouco a inteligência artificial e a nanotecnologia proporcionadas pela Revolução 4.0,o que inviabiliza a segurança nacional. Assim, não é razoável que, embora almeje tornar-se nação desenvolvida, o Brasil negligencie a importância da utilização dos meios tecnológicos no sistema policial, uma vez que a sociedade está constantemente submetida a um dos mais graves problemas: a criminalidade.
Há de se buscar, portanto, alternativas capazes de resolver o impasse. Para tanto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, instância responsável pelo uso da ciência para o desenvolvimento e progresso, deve garantir a atualização necessária da polícia. Isso será feito mediante um pacote de ações a serem incluídas na lei Plurianual, a saber: promover projetos estratégicos que combatam a criminalidade, como a compra de “drones” e “softwares” avançados, os quais sejam capazes de auxiliar no trabalho dos agentes de segurança, a fim de conter o despreparo na resolução dos conflitos e de assegurar que o Brasil seja uma nação segura aos cidadãos. Assim, espera-se, com essas medidas, que as inovações tecnológicas presentes no filme “Missão Impossível” sejam, em breve, empregadas no sistema policial brasileiro.