Tema: O conflito entre gerações e os seus desafios na sociedade contemporânea
O filme “Sexta-feira muito louca”, lançado em 2004, aborda um conflito de geração entre mãe e filha, que após, serem acometidas por uma maldição, seus corpos são trocados e ambas reveem suas atitudes. Entretanto, na contemporaneidade brasileira, é notório o choque entre visões de pessoas que nasceram em épocas distintas, causando o conflito entre gerações. Sendo assim, a fim de mitigar os impactos ocasionados por essa mazela social, é necessário solucionar a hostilidade entre a nação, como também criar mecanismos capazes de amenizar os impactos gerados na sociedade.
Em primeiro lugar, vale ressaltar a importância de sanar a problemática. Nesse viés, por meio da solidariedade geracional, o indivíduo que nasceu em uma determinada época transmite ao outro suas causas e valores, a fim de melhorar as relações humanas. Isto se deve, principalmente, ao fato dos seres que englobam a geração Z, que, por obterem uma mentalidade imediatista e individualista, apresentam dificuldades sobre problemas sociais e pessoais. Com isso, o cidadão da geração X, por possuir uma profunda experiência e organização, tem o papel de auxiliar o sujeito da malta recente. Desse modo, torna-se primordial o ato de conservar as gerações passadas, para assim, transmitir a toda população, o seu legado.
Em segundo lugar, cabe analisar os desafios que visam a mitigar os efeitos negativos da atual relação social. Sob tal ótica, segundo o célebre e filósofo George Santayana: “Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”. Diante do exposto, nota-se que os conflitos entre as massas aumentam drasticamente, uma vez que, o domínio tecnológico modifica completamente o comportamento humano, que deseja obter tudo rapidamente, limitando todo o processo. Além disso, consoante ao célebre George, esses indivíduos por focarem apenas no imediatismo, terão dificuldades extremas de recordar-se dos fatos vivenciados, por desfrutarem do tempo livre, somente, com os objetos eletrônicos, esquecendo o mundo ao seu redor. Dessa maneira, é fundamental conscientizar a sociedade acerca dos riscos da modernidade.
Fica clara, portanto, a necessidade de solver o combate entre as pessoas, e também encontrar medidas que minimizem as consequências causadas. Dessa forma, cabe ao governo, em parceria com o Ministério da Educação, ofertar palestras, campanhas educativas e sociais, por intermédio de professores, assistentes sociais e, principalmente, psicólogos, explicando os danos causados, alertar sobre as futuras mazelas, além de abordar a importância de tomarem controle da situação, para não serem aprisionados pela tecnologia, a fim de amenizar os conflitos entre as gerações na sociedade contemporânea. Somente assim, será possível solucionar o choque de visões diferentes abordada no filme Sexta-feira muito louca.