tema: A Persistência de relacionamento abusivo na sociedade moderna.
 "Uma das caracterÃstica da cultura é normalizar o que não é". Segundo a afirmação do historiador Leandro Karnal, simboliza o comportamento da sociedade diante da persistência de relacionamentos abusivos na sociedade moderna, já que é a normalidade com que a população trata a famÃlia patriarcal - no qual diz a respeito do homem/pai ser a autoridade máxima da famÃlia e possuir os bens apenas em seu nome - que enraÃza-se e aprofunda-se como uma problemática vigente. Dessa modo, não só a falta de conscientização do que é assumir um relacionamento entre os jovens, mas, também, a submissão feminina passada de geração a geração são potencializadoras dessa problemática. Portanto, urgentes medidas devem ser tomadas com intuito de aculturar tais costumes.
 Em primeiro plano, é imprescindÃvel argumentar sobre a falta de conscientição dos jovens a respeito do real significado de assumir um relacionamento com um parceiro (a). Nesse sentido, a importância da educação familiar para orientar seus filhos é de elevada importância. Tendo em vista que, a orientação pode evitar atitudes maléficas futuras, como as agressões fÃsicas e verbais, o ciúmes extremo, o sentimento de posse sobre o outro e as ameaças contra sua esposa ou marido, pois, são ações consideradas abusivas e, por conseguinte, são prejudiciais, tanto para a vÃtima, quanto para seus familiares. Contudo, o Governo deve agir de forma a conscientizar que tais atitudes violentas são consideradas crimes no Brasil.
 Ademais, facilmente observado, muitas mulheres sentem-se inferiores ao gênero masculino, em pleno século XXI. Por causa disso, muitos homens sentem-se superiores as mulheres, assim, gera-se um quadro de relações abusivas em que a população brasileira vivencia hodiernamente. Em analogia, tem-se o fomoso caso do Dj Ivis, cujo agrediu suas ex-esposa com diversos socos, submetendo-a a estado de submissão/inferioridade. Portanto, posturas violentas como a do Ivis devem ser julgadas severamente e condenadas pelo Estado.
Em suma, é indubitável a necessidade de mudança dessa problemática, afim de ausentar a persistência do relacionamento abusivo na sociedade brasileira moderna. Em primeiro lugar, segundo a afirmação do filósofo Immanuel Kant "O homem é aquilo que a educação faz dele", o Governo, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), deve investir em ações benéficas, por meio de divulgações televisÃveis a respeito das agressões serem consideradas como crimes, divulgar a Lei Maria da Penha, aumento penal para os agressores, aplicativos para socorros imediatos, palestras educacionais sobre relacionamentos saudaveis em escolas de ensino funtamental e médio, com objetivo de eliminar as relações abusivas e proteger a segurança das vÃtimas. Com efeito, espera-se, de fato, que casos como do Dj Ivis sejam estinguidos do paÃs e famÃlias patriarcais sejam conscientizadas de que é um modelo de relacionamento ultrapassado e errôneo.