Na produção americana da Netflix “Anne with e”, são descritos quais os impactos educacionais que Anne - personagem principal da trama - apresentou por não ter frequentado a escola em seus anos iniciais regularmente. Logo, a ficção assemelha-se à realidade, visto que taxas de evasão escolar ainda são uma adversidade a ser intervencionada no Brasil. Por isso, fatores que estão diretamente ligados ao problema são a intensificação da desigualdade social e o trabalho infantil., além da desvalorização dos profissionais da área.
Sob esse viés, a falta de equidade financeira na hodiernidade somados à persistência do trabalho infantil no país, ainda fazem parte do quadro de vida de muitos brasileiros. Isso posto, o direito à educação é assegurado através do artigo 205 da Constituição, que também proibe a legalização do trabalho para menores de 16 anos. Entretanto, a pobreza vivida por inúmeras famílias obrigam os filhos a terem que contribuir com a obtenção de renda suficiente para sobrevivência, de forma a consequentemente, abandonarem a escola, já que não é possível demandar atenção suficiente aos estudos.
Ademais, outro fator contribuinte da evasão escolarl é a desvalorização do sistema de ensino e dos professores. Ademais, de acordo com a teoria defendida pelo filósofo brasileiro Paulo Freire, a partir de sua teoria denominada “Pedagogia da Autonomia”, ressalta-se a importância de construir um sentimento de liberdade aos educandos, a partir da valorização e respeito de sua cultura, além de seus acervos empíricos. Todavia, o pensamento proposto, apesar de imprescindível para uma base estudantil sólida, não é seguido devido à falta de estímulos educacionais para a população e desvalorização profissional, que contribuem negativamente para a motivação dos alunos ao ingressarem nas instituições escolares.
Portanto, o Ministério da Educação deve construir quadras esportivas e imposição de campanhas educacionais dentro da rede pública de ensino, por meio da maior destinação de verbas, que deverão ser fiscalizadas devidamente, que tenham como objetivo incentivar os alunos a ingressarem ou retornarem os estudos através de movimentos que chamem atenção e contribuam para a persistência e incentivo estudantil dos mesmos nas áreas urbanas e principalmente rurais, as quais apresentam maior inciência de abandono escolar. Além disso, o mesmo ministério deve atribuir projetos e palestras através do meio digital e presencial por meio de tendas presentes em locais estratégicos - com informações que chamem a atenção da população local- por meio da indicação das consequências que podem prover no currículo educacional de crianças submetidas ao trabalho infantil para que, dessa forma, o quadro da atualidade apresente semelhança ao defendido constitucionalmente, e os números de ingressões à escola aumente.