Tema: negacionismo científico na atualidade
A Idade Média foi um período da história marcado por várias descobertas científicas, mas que foram reprimidas e ocultadas pela Santa Inquisição. De maneira análoga, está presente no Brasil uma corrente ideológica de negacionismo científico, que busca difundir a dúvida entre os cidadãos em relação a validade das descobertas. Portanto, a fim de mitigar tais males, é importante analisar o desvínculo entre a ciência e a realidade da população e os impactos da internet na amplificação da chaga.
Em primeiro lugar, a falta de vínculo entre a ciência e o cotidiano da população induz tal chaga no Brasil. Sob esse prisma, cabe ressaltar os ideais sobre os impactos da distância social, defendido pelo sociólogo Pierre Bordieu, no qual é evidenciado que quanto maior a distância social entre o emissor e o receptor, maior será o impacto causado. Nesse sentido, é notável que as descobertas científicas tendem a causar enormes impactos nos cidadãos devido a esse conceito, o que leva a manutenção do senso comum e a rejeição da ciência, da mesma forma que sofreu Galileu Galilei no período supracitado.
Em conseguinte, a difusão de informações e opiniões públicas pela internet causa a amplificação de tal chaga. Sob essa ótica, cabe relembrar o filme "A rede social", que retrata a criação de um espaço de interação pública e seus impactos no mundo globalizado. Nesse aspecto, a liberdade da troca de opiniões levou a fácil divulgação de pseudorrefutações das descobertas científicas, que tem como consequência a sua alta aceitação, pela manutenção do senso comum citado anteriormente.
A partir dos fatos mencionados, é mister que o Estado tome providências para solucionar tal problemática. Para tal, é dever do Ministério da Ciência e Tecnologia tornar as descobertas científicas mais inteligíveis para a população, além de conscientizar sobre os impactos da rejeição da ciência, por meio de propagandas, a fim de que o Brasil reduza tal problemática. Somente com tais medidas, o Brasil não reconstruirá a Idade Média na atualidade.