Tema: Preservação do Patrimônio Cultural
Na obra “O Grito” do pintor norueguês Edvard Munch, representa uma figura espantada diante de algo que lhe parece oferecer insegurança. Apesar de metafórico, percebe-se que, no Brasil hodierno, a reação do personagem pode ser aplicado aos desafios da preservação do patrimônio cultural, já que é assombroso que a sociedade não reconheça a seriedade de tal problemática. Diante disso, fatores como a falta de políticas públicas, além da escassez de conhecimento favorecem a existência desse entrave. Sob esse viés, a falta de políticas públicas é uma causa notória da questão. Nessa perspectiva, Abraham Lincoln, célebre político americano, disse que a política existe para servir o público e não o contrário. Contudo, em relação à preservação do meio cultural, essa afirmação de Lincoln não se faz presente, uma vez que o poder público não serve o povo com ações, metas e planos que solucionem entraves, como a ausência do redirecionamento de verbas para a preservação de patrimônios históricos e culturais, visto que são fatores que contribuem para a permanência do problema no país. Assim, sem uma política comprometida, a resolução de tal fato é praticamente utópica. Em segunda análise, nota-se que a falta de conhecimento social é uma das razões pela quais o problema persiste. Segundo o filósofo Imannuel Kant “Pensamentos sem conteúdos são vazios e intuições sem conceitos são cegas”. Com efeito, embora esse pensamento não tenha sido escrito sob o viés social, percebe-se que a ideia se relaciona à questão do zelo cultural, já que o Estado não promove nenhuma ação conscientizadora com o fito de educar a sociedade para lidar com o revés, e por isso o corpo social brasileiro não reconhece o grave problema que o patrimônio cultural enfrenta, pois a maior parte da população não tem o hábito de frequentar lugares como museus, o que gera, consequentemente, a falta de desinteresse e de preocupação. Portanto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. Em suma, medidas são necessárias para atenuar esse entrave. Logo, o Ministério da Educação braço do governo responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE), por meio de uma parceria com as prefeituras, deve realizar um ciclo de palestras nas escolas. Essa ação deverá ser compartilhada nas redes sociais do ministério no formato “Live”, com o fito de atingir grande parte da população brasileira e trazer mais clareza a respeito da preservação do patrimônio histórico e cultural. Dessa maneira, espera-se promover a construção de um Brasil melhor.